Gavião jovem é flagrado com cobra sem cabeça após caça no Pantanal de MS
14 DEZ 2020 • POR Emilly Constanci • 09h00Um gavião jovem foi flagrado depois de conseguir capturar uma cobra e pousar com a serpente em uma das garras na região do Delta do Salobra, em Miranda, no Pantanal de Mato Grosso do Sul. A imagem feita pelo biólogo Edu Fragoso foi divulgada no último sábado (12) em uma rede social.
Segundo Fragoso, que trabalha no Onçafari há cinco anos na região do Pantanal, a ave se trata de um gavião-preto. Ele conta que estava à campo quando fez o flagrante.
"Estava acompanhado de outro biólogo quando esse gavião passou com a cobra na nossa frente e depois pousou em uma galho. Só foi o tempo de fazer o registro e ele voou para dentro da vegetação", explicou ao G1.
Conforme o biólogo, o gavião se trata de uma ave jovem e está no processo de transição para a fase adulta.
"As plumagens ainda estão meio claras, mas com o tempo ficarão pretas e com uma faixa branca na cauda. Se trata da espécie de um gavião-preto", ressalta.
Conforme o biólogo, ele explica que muitas pessoas em flagrantes como esse, se sensibilizam com as presas, mas ele, sempre torce para os predadores: "Geralmente os predadores sempre são em menor quantidade e eles precisam se esforçar muito para conseguir se alimentar e isso é extremamente interessante", conta.
Ainda de acordo com Fragoso, esse não é o primeiro flagrante de gavião capturando uma cobra. Ele conta que conseguiu fotografar um gavião-caboclo lutando com uma serpente, no Refúgio Ecológico Caiman, também em Miranda (MS).
Fonte: Midiamax - Por Flávio Dias