Kobra tem mural apagado e desabafa: "Ali estava a materialização da criatividade"
18 ABR 2023 • POR Redação/PL • 12h34Um mural do pintor Eduardo Kobra foi apagado de muro na avenida Morumbi, altura do número 6400, localizada no bairro que leva o mesmo nome, zona Sul de São Paulo. A arte fazia parte do projeto Muros da Memória, em que são retratadas cenas da cidade de São Paulo na primeira metade do século 20.
O projeto nasceu em 2002 com o objetivo de registrar a calmaria das cidades no passado. O artista não escondeu sua decepção ao ver o painel substituído por uma pintura cinza: "Ali está (ou estava) a materialização de minha criatividade, minhas ideias, meu suor".
Para Kobra, a série, além de abrir uma espécie de portal para o passado, funciona também como um protesto contra a falta de preservação do patrimônio histórico. Em sua conta oficial no Instagram, Kobra publicou na última sexta-feira (14), o antes e depois do projeto ser apagado.
Na legenda, ele escreveu: "Isso faz parte da vida de qualquer artista de rua - mais dia, menos dia, vem uma demolição, uma reforma, um trabalho urbanístico ou arquitetônico qualquer e, pronto, aquele trabalho desaparece."
O projeto Muros da Memória acabou se tornando uma marca, embrião de muito do que viria a seguir. Kobra começou a ganhar visibilidade a partir dele e se tornou um obstinado pesquisador de imagens históricas.
"Não foram poucas as vezes em que tal predileção, estampada em muros gigantescos, acabou servindo para resgatar a importância de lugares e fortalecer a sensação de pertencimento de seus habitantes", informa seu site.
R7/Correio do Povo