Prefeitura Municipal de Coxim

Prefeitura de Coxim e Sebrae oferecem assistência técnica aos produtores rurais

26 JUL 2023 • POR Redação/EC • 23h31
Foto: Divulgação AssCo m PMC

A Prefeitura de Coxim, em parceria com o Sebrae, por meio do Programa Cidade Empreendedora, está realizando atendimentos aos produtores rurais do município, dando assistência técnica sobre os programas nacionais de alimentação escolar (PNAE) e de aquisição de alimentos (PAA), além do atendimento do Programa Compras Públicas Cidade Empreendedora Agricultura Familiar.

Os atendimentos iniciaram nesta semana e acontecerão uma vez por mês, sempre na última semana de cada mês, na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável. Nesta primeira etapa, os atendimentos foram realizados nos Assentamentos Triunfo e Santo Antônio, com a presença do consultor do Sebrae, o engenheiro agrônomo Willy Catani Romeiro, do técnico em agropecuária do município, do Técnico em Agropecuária da Prefeitura Municipal de Coxim, que esclareceram as dúvidas e nortearam os participantes sobre os programas. 

O objetivo é orientar os produtores rurais sobre como participar dos programas, quais são os requisitos, os benefícios e as oportunidades de mercado.

O prefeito Edilson Magro ressaltou a importância da parceria com o Sebrae e do apoio aos produtores rurais. "Esses programas são uma forma de valorizar o trabalho dos agricultores familiares, gerar renda, incentivar a produção local e garantir a qualidade da alimentação dos nossos alunos e da população em geral. A Prefeitura de Coxim está empenhada em facilitar o acesso dos produtores rurais a essas oportunidades e contar com o Sebrae é fundamental para oferecer uma assistência técnica qualificada", afirmou.

O gerente de fomento agrário Adilson Alves (Galizé), destacou o potencial da agricultura familiar no município e a necessidade de capacitar os produtores rurais. "A agricultura familiar é uma atividade econômica importante para Coxim, que tem um grande número de pequenos produtores rurais", disse.

O PNAE é um programa que destina recursos financeiros aos estados, municípios e escolas federais para a aquisição de alimentos provenientes da agricultura familiar, visando atender as necessidades nutricionais dos alunos da educação básica. 

O PAA é um programa que compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de alimentação e nutrição e pela rede pública e filantrópica de ensino.

O Programa Compras Públicas Cidade Empreendedora Agricultura Familiar é uma iniciativa do Sebrae que visa estimular o desenvolvimento local por meio do fortalecimento da agricultura familiar e da ampliação das compras públicas de alimentos dessa modalidade.

Augusto Marques/AssCom PMC