Geral

Bióloga cria formigas dentro do quarto como pets e viraliza com 'BBB' dos insetos na web

Com mais de 20 milhões de visualizações, Anitta Rodrigues tem três formigueiros em casa e trata insetos como xodós. Nas redes sociais, as formigas possuem até fandom - espécie de fã clube.

21 AGO 2023 • POR Redação/PL • 13h00
Anitta tem três formigueiros em casa. - Foto: TV Morena/Reprodução

Cachorro, gato, passarinho ou até um coelho. As escolhas de um pet podem ser várias. Fugindo do convencional, a bióloga Anitta Rodrigues resolveu criar formigas dentro do quarto, em casa, em Dourados (MS). 

BBB das formigas: Além dos pets peculiares, Anitta faz uma espécie de "Big Brother Brasil" das formigas. Com fã clube, os nomes dos insetos são escolhidos pelo próprio fandom (grupo de fãs), os "formilovers".

Nas redes sociais, a bióloga acumula mais de 20 milhões de visualizações nos vídeos que mostram as rotinas dos três formigueiros tutorados pela jovem. Do café da manhã à reprodução das espécies, tudo é compartilhado nos perfis que acumulam mais de 400 mil seguidores.

“Eu recebo muitos comentários falando que quando era criança fazia igual, ou que queriam estar dentro dos formigueiros para saber como é”, revela a bióloga.

Amor à primeira vista: A paixão não é recente. A bióloga lembra que o amor pelas formigas começou logo cedo, quando era criança. A admiração pelos insetos foi tanta, que Anitta resolveu fazer biologia e é mestre em Entomologia, ciência que estuda os insetos e interações com o meio ambiente e seres humanos.

“Eu sempre gostei de formigas, desde criança, e no laboratório, quando eu estava fazendo meu mestrado, eu cuidava das formigas que tinham lá, tomei gosto, e pensei: ‘será que consigo fazer isso em casa?’. Achei uma rainha e comecei a criar”.

As rainhas, no quarto do líder: A bióloga explica que para começar um formigueiro, um peça-chave é essencial - a rainha. Sem a rainha, não há formigueiros. Na casa de Anitta são três: Joana, Ester e Pipoqueira.

Cada rainha possui um "quarto do líder" especial. São nestes cômodos que as operárias levam comida e protegem as rainhas para que elas procriem.

Criação das formigas: Anitta cria três gêneros de formigas diferentes em casa. A bióloga explica que os insetos precisam de tempo para criarem uma estrutura de formigueiro.

“Hoje eu crio formigas de três gêneros: ectatoma, compotonus e odotomachus. Elas já estão numa estrutura de formigueiro, e 4 que ainda estão num potinho. Elas estão num estágio inicial”, explica.

As formigas são alimentadas e hidratadas pela própria bióloga. A água é depositada nos formigueiros em um algodão molhado. Já os alimentos favoritos dos insetos são a sardinha e o mel.

"A sardinha e o mel são iscas. Depois mudei as alimentações, tudo à base de artigos científicos. Eu crio tenébrios, que ajudam em uma alimentação mais natural. Também alimento as formigas com mel e água adoçada", pontua a bióloga.

José Câmara e Thayná Oliveira, g1 MS e TV Morena