Cointa

No Dia Mundial da Alimentação, Cointa reforça o compromisso com a segurança alimentar 

16 OUT 2023 • POR Redação/EC • 23h18

Celebrado no dia 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação busca refletir sobre a importância da nutrição e da segurança alimentar. A data foi escolhida para lembrar a criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em 1945. A procedência confiável dos alimentos não só assegura saúde a curto prazo, mas também desempenha um papel fundamental na sustentabilidade do futuro.

Para garantir o acesso a alimentos de qualidade no Brasil, o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA), padroniza a inspeção de produtos de origem animal em todo o país, garantindo a procedência dos alimentos. 

Além do SISBI-POA, o Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari (Cointa), por meio do SIM-COINTA desempenha um papel essencial no monitoramento da qualidade dos alimentos em toda a cadeia de produção e distribuição. 

O presidente do Cointa e prefeito de Sonora, Enelto Ramos da Silva, defende que a alimentação saudável é a base para uma sociedade mais igualitária e justa. “O principal objetivo dessa data é chamar a atenção e inspirar ações para ajudar a prevenir, detectar e gerenciar riscos de origem alimentar, contribuindo para a segurança dos alimentos, saúde humana, prosperidade econômica, agricultura, acesso a mercados, turismo e desenvolvimento sustentável, princípios que o Cointa tem como base no seu estatuto”.

Esse é um compromisso firmado pelo SIM-COINTA, que busca estreitar a relação entre os órgãos fiscalizatórios para garantir ações que valorizem o pequeno produtor, a região e, principalmente, que zele pela qualidade e sanidade dos produtos. 

De acordo com a coordenadora do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Cointa, Jacqueline Aparecida Barbosa Rodrigues, é extremamente importante uma reflexão sobre o quadro atual da alimentação mundial. “Neste contexto o SIM-COINTA, que é o responsável pela inspeção e fiscalização de estabelecimentos que produzem alimentos de origem animal e seus derivados, garante que os produtos sejam produzidos com qualidade e segurança. Já as ações relacionadas à adequação das agroindústrias, cumprimento da legislação sanitária, contribuem para garantir esta segurança alimentar e nutricional”, reforça a profissional.

O Decreto Federal 10.032/2019 permite que produtos de origem animal sejam inspecionados pelos consórcios públicos de Municípios, permitindo a comercialização entre os Municípios integrantes do respectivo consórcio. 

O coordenador geral do Cointa, Pedro Freitas, destaca a importância do serviço para garantir que todos tenham acesso a alimentos seguros. “A instituição tem desempenhado um papel vital na garantia da qualidade e segurança dos alimentos de origem animal que chegam às nossas mesas. Nossa equipe trabalha incansavelmente para assegurar que os produtos de origem animal atendam aos mais altos padrões de segurança e qualidade, protegendo a saúde pública e promovendo a equidade no acesso a alimentos seguros.”