Com aumento de casos, SES-MS recomenda dose de extra da Covid-19 para idosos e grupos de risco
6 DEZ 2023 • POR Redação/EC • 18h56A SES-MS (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul) recomenda dose de reforço da vacina Bivalente para os idosos e imunocomprometidos, pessoas com 60 anos ou mais e acima de 12 anos de idade que tenham recebido a última dose da vacina há mais de 6 meses no Estado.
Essa medida é para prevenção e controle da Covid-19, passa a valer a partir desta quarta-feira (6) em todo o Estado após recomendação do Ministério da Saúde. Conforme a coordenadora de Imunização da SES, Ana Paula Goldfinger, a vacinação é fundamental para prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença.
As vacinas têm uma durabilidade em cada organismo, que varia de seis a nove meses, e em especial às pessoas idosas e imunocomprometidas, que já possuem o sistema imunológico prejudicado. Quem tomou a vacina há seis meses ou mais precisa fazer um reforço, tomar novamente a vacina bivalente.
Para os grupos populacionais considerados de maior risco para doença grave ao contrair a Covid-19, como os idosos e imunocomprometidos, essa diminuição é mais significativa, o que leva à necessidade de atualizar o esquema vacinal com o reforço adaptado.
A partir de 2024, as vacinas contra a Covid-19 serão incluídas no Calendário Nacional de Vacinação para crianças de 6 meses a menores de 5 anos e grupos com maior risco de desenvolver as formas graves da doença, como idosos, imunocomprometidos, gestantes e puérperas.
As vacinas contra a Covid-19 estão disponíveis nos 79 municípios do Estado. Procure uma unidade de saúde mais próxima da tua casa e atualize a sua carteira vacinal.
Midiamax