Gestores públicos conhecem novo sistema do TCE-MS para prestação de contas
A capacitação realizada no modo híbrido, on-line e presencial, contou com a participação de quase 700 gestores públicos na manhã desta segunda-feira, 5 de agosto
5 AGO 2024 • POR Redação/EC • 16h42Prefeitos, contadores, controladores internos, mantenedores de TI e agentes de planejamento e de licitação dos municípios receberam orientações sobre o novo Sistema de recebimento de dados e informações do TCE-MS – o e-Sfinge. A capacitação realizada no modo híbrido, on-line e presencial, contou com a participação de quase 700 gestores públicos na manhã desta segunda-feira, 5 de agosto.
Esta é a primeira de uma série de capacitações que os jurisdicionados ainda terão para poderem se adequar ao novo sistema, que será implementado oficialmente pelo Tribunal de Contas a partir do dia 1º de janeiro de 2025.
A Oficina Técnica de Operacionalização do Sistema e-Sfinge contou com a expertise dos instrutores Denis Antônio Barbosa, Jonathan Aldori, Lázaro Maxwel Borges e da chefe interina da Consultoria de Gestão Estratégica do TCE-MS, Ariene Castro, que destacou a importância da nova ferramenta.
“O Sistema e-Sfinge vem para modificar a forma de recepção dos dados e informações que os jurisdicionados encaminham às prestações de contas e vai trazer diversas novidades para a melhoria do controle externo e da atividade do jurisdicionado. O e-Sfinge vai viabilizar que o jurisdicionado não tenha mais que fazer a remessa via servidor, porque o sistema de nosso jurisdicionado vai passar a conversar diretamente com o nosso, então as remessas passam a ser automáticas e isso vai facilitar muito o dia a dia do jurisdicionado”, destaca Ariene Castro.
Ela ainda explica que a ferramenta foi criada e implantada com sucesso pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina e que, ao longo de todo o segundo semestre de 2024, os jurisdicionados serão preparados pela Corte de Contas de MS para utilizarem a nova ferramenta. “Com a nova ferramenta que será implementada, toda a gestão dos municípios será um pouco alterada, mas em benefício dos jurisdicionados”.
Para a contadora da Prefeitura de Santa Rita do Pardo, Cristiane Freitas, é “muito importante essa ligação direta do Tribunal de Contas com o jurisdicionado porque todas as mudanças que o sistema e-Sfinge vai trazer afetam diretamente em nosso trabalho e a oficina de hoje já agregou muito em nosso aprendizado, e vai contribuir para que a gente possa atender cada vez melhor o nosso município”.
No primeiro treinamento de hoje, os instrutores abordaram os seguintes assuntos divididos em 5 módulos: 1) Planejamento; 2) Atos Jurídicos; 3) Da Execução Orçamentária; 4) Registros Contábeis e 5) Gestão Fiscal.
Olga Cruz/TCE-MS