"Livro 'Ellas' é lançado com sucesso na UFMS em Coxim
A solenidade foi ainda mais especial com apresentação teatral "Espelho da Vida: As Ameaças que o Futuro Encerra!"
9 AGO 2024 • POR Valdeir Simão • 22h14A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Campus Coxim foi palco de um evento marcante nesta quinta-feira (8). A solenidade de lançamento do livro "Ellas", uma coletânea de escritos de 16 mulheres de diversas profissões, coordenada pela advogada e artista plástica Iacita Azamor Pionti, reuniu autoras, acadêmicos e a comunidade em geral para um debate sobre a importância da igualdade de gênero.
A roda de conversa, que contou com a participação da professora do curso de Direito, Dra. Vivian de Almeida Gregori Torres, Iacita Azamor, diretora do campus de Coxim Silvana Zanchett e das coautoras do livro, Juíza de Direito Dra. Tatiana Dias Said de Oliveira e a Advogada Valéria Ferreira de Araújo Oliveira, abordou temas como a violência contra a mulher indígena, a representatividade feminina na política e a importância da educação para a promoção da igualdade.
Tatiana Dias Said destacou a importância de reconhecer as particularidades da violência sofrida pelas mulheres indígenas, que enfrentam desafios adicionais em razão da discriminação étnica e da falta de acesso à justiça. A juíza também ressaltou a necessidade de implementar políticas públicas que garantam a proteção e os direitos dessas mulheres.
Valéria Araújo chamou atenção para a sub-representação das mulheres na política e defendeu a necessidade de aumentar as cotas femininas nos cargos eletivos. A coautora do livro "Ellas" argumentou que a falta de representatividade feminina nos espaços de poder dificulta a implementação de políticas públicas que atendam às necessidades específicas das mulheres.
O livro Ellas é de leitura fácil, instigante e muito envolvente. As coautoras contam suas trajetórias, experiências, propósitos e os valores que as impulsionam na construção de uma sociedade mais justa, em que os direitos humanos das mulheres sejam respeitados.
Organizado pela advogada, artista plástica e empresária Iacita Azamor Pionti, o livro é um convite para explorar o poder transformador da união de pensamentos e trabalhos. Cada capítulo é uma janela para o universo dessas mulheres construtoras da sociedade. “As narrativas iluminam os caminhos para um futuro mais inspirador, paritário, equânime e empoderado”, destacou.
Sobre o título Ellas, ela explica que o uso dos dois ‘LL’ foi proposital. “Metaforiza com a duplicidade da mulher, que carrega muitos ‘eles’ dentro de si, sendo filha, irmã, mãe, esposa, cuidadora, estudante, administradora, contadora, professora, artista, jardineira, defensora e outros afazeres que acumula no decorrer da vida”, detalhou Iacita Azamor.
A solenidade foi ainda mais especial com a apresentação teatral "Espelho da Vida: As Ameaças que o Futuro Encerra!", encenada pelas talentosas atrizes Amanda Bichoff, acadêmica de Enfermagem, e Fátima Terezinha, do grupo Conviver. A peça, que faz parte do espetáculo "Memórias de Coxim", abordou de forma impactante temas relevantes para a sociedade. A coordenação do grupo de teatro Melhor Idade em Cena ficou a cargo dos professores de Letras Ivanildo José e Elisângela Cristiane, que demonstraram todo o seu talento e dedicação ao preparar a apresentação.
O evento contou com a presença de autoridades locais, como o prefeito Edilson Magro, a vereadora Marly Nogueira, o vice-prefeito Flávio Dias, o Promotor Dr. Victor Taveira e o Defensor Dr. Rafael Duque de Freitas.
Confira a galeria de imagens, com fotos de Valdeir Simão/Diário X: