Coxim MS

UFMS Câmpus Coxim comemora o Dia da Consciência Negra com evento de reflexão e cultura

20 NOV 2024 • POR Redação/EC • 11h46
Foto: Glenda Melo

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Câmpus Coxim, por meio de um projeto de extensão coordenado pela Profa. Dra. Juçara Zanoni do Nascimento, promoveu o Iº Sarau da Consciência e da Resistência do Campus de Coxim. 

O evento aconteceu na terça-feira, 19 de novembro, com objetivo de proporcionar um espaço de manifestações artísticas e culturais relacionadas à população negra para contribuir na resistência e na luta contra o preconceito e a discriminação. A data de hoje é importante porque se comemora a morte de Zumbi dos Palmares, um dos maiores ícones da resistência contra a escravidão. 

O Sarau, organizado pela professora Juçara e por turmas do curso de Letras da UFMS de Coxim, contou com a presença da Diretora do câmpus de Coxim Profa. Dra. Silvana Aparecida da Silva Zanchett, o Diretor de Cultura de Coxim Professor Marcelo Mariano, representando a Prefeitura Municipal, o Diretor presidente da FUNRONDON  Darinei Nery,o Prof. Dr. Ivanildo José, professor do curso de Letras em Coxim, a também, a vereadora Marly Nogueira (PT) representando a Câmara Municipal de Coxim e o Professor Paulo Neri Coordenador do Projeto de Cultura  Garoto Cidadão (CSN).

Os alunos do Projeto Garoto Cidadão emocionaram o público presente com apresentações teatrais impactantes. Já os acadêmicos da UFMS encantaram com os espaços dedicados a diversos seguimentos: culinária, música, poesia, desfile, exposição de livros, entre outras. Foi uma noite bastante agradável, na qual, ao saborear caldos de feijão, os participantes se enriqueciam de conhecimentos e cultura!

Durante o Sarau, foram realizadas atividades culturais, reflexões sobre questões raciais, com ênfase nas experiências e nos desafios enfrentados pela população negra. A ação também buscou reforçar a importância de se combater o racismo, promover a igualdade racial e valorizar a contribuição histórica e cultural dos negros para a formação da sociedade brasileira.

A programação foi aberta para a comunidade coxinense, à comunidade acadêmica e ao público em geral, e foi uma oportunidade de se aprofundar nas questões do racismo estrutural, ao mesmo tempo em que celebra a riqueza e a diversidade da cultura afro-brasileira.

Nesse sentido, o evento reafirmou o compromisso da UFMS - Câmpus de Coxim, com a inclusão e a promoção da diversidade em seus espaços acadêmicos, reconhecendo e valorizando a importância das lutas e conquistas do povo negro.

A data que marca a resistência e a luta desse povo contra a escravidão e o racismo, também busca refletir sobre as atuais questões raciais no Brasil.

A escolha de 20 de novembro como data simbólica se refere à morte de Zumbi dos Palmares, líder quilombola que se tornou um ícone da resistência negra. O Sarau da UFMS buscou reforçar o papel da educação e da cultura na luta contra o racismo e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária para todos.

Com a participação de professores, pesquisadores e membros da comunidade negra, o evento promoveu um espaço de escuta, aprendizado e troca de experiências, incentivando a reflexão sobre os desafios enfrentados pela população negra e a importância de se promover a igualdade racial em todos os espaços da sociedade.

O Sarau também abordou as questões relacionadas ao racismo estrutural, suas consequências e formas de combatê-lo, promovendo a reflexão sobre a importância de se construir uma sociedade mais inclusiva e igualitária. 

Segundo a diretora do Câmpus Coxim,  Silvana Zanchett: “A UFMS, com seu compromisso com a educação, diversidade e inclusão, se propõe a ser um espaço de acolhimento e reflexão sobre temas essenciais para a construção de uma sociedade livre de preconceitos e de discriminação racial”.

Glenda Melo - Jornalista

Confira a galeria de fotos: