Nota de pesar pelo falecimento de José Alves Branco Correia "o Zé Português"
22 FEV 2025 • POR Redação/EC • 21h08É com profundo pesar que a Prefeitura de Coxim comunica o falecimento de José Alves Branco Correia, carinhosamente conhecido como “Zé Português”. Nascido em Portugal, José emigrou para o Brasil em sua juventude, estabelecendo-se em Coxim em 1977.
Em nossa cidade, José destacou-se como professor, jornalista e fervoroso defensor da cultura sul-mato-grossense. Ele foi o fundador do “Jornal Correio do Pantanal” e idealizou o Museu Parque Temático do Pantanal, que se localizava em sua residência. Nesse espaço, José dedicou-se a preservar e divulgar a história local, por meio de mais de 20 estátuas de argila em tamanho natural que representam figuras emblemáticas da região, como o bandeirante Domingos Gomes Beliago, Padre Nunes, Padre Chico e Zacarias Mourão. Além dessas esculturas, o museu abrigava uma coleção de relíquias e obras de arte que retratavam diferentes períodos históricos de Coxim.
José acreditava que suas criações artísticas facilitavam o aprendizado histórico, especialmente entre as crianças, proporcionando uma conexão visual e tangível com o passado da cidade. A Prefeitura de Coxim lamenta profundamente essa perda e expressa suas sinceras condolências à família, amigos e a toda a comunidade.
O legado de “Zé Português” permanecerá vivo em nossos corações e na história da nossa cidade.