Missa do Divino: Celebração ressalta importância do Espírito Santo para o cristão
30 JUN 2025 • POR Redação/VS • 15h16As festividades do Divino Espírito Santo chegaram na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) nesta manhã, 30 de junho. Por intermédio do deputado estadual Junior Mochi (MDB), a semana inicia com a missa que já é tradição na Casa de Leis. Servidores, deputados e autoridades diversas participaram da celebração da missa, pelo Padre Londres, da Catedral São José de Coxim, junto ao arcebispo da arquidiocese de Campo Grande, Dom Dimas Lara. Para os cristãos, o espírito de Deus é a comunicação eterna do amor e da vida e desperta para a santidade e o compromisso com a verdade. O momento é de fé e reflexão sobre os sete dons do Espírito Santo: sabedoria, entendimento, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus.
Antonia Rodrigues leu as intenções da missa, pela 12ª Legislatura e todos os funcionários desta Casa de Leis. Junior Mochi (MDB) leu a primeira leitura da liturgia. Do livro de Gênesis, o capítulo 18, versículos de 16 a 33, com o título: Vais realmente exterminar o Justo com o Ímpio. O evangelho foi lido pelo padre Londres, o capítulo 8 de livro de Mateus, versículos 18 a 22.
Junior Mochi falou sobre a celebração do Divino Espírito Santo. "Há 130 anos, Coxim comemora a Festa do Divino Espírito Santo, entretanto, há registro de muito antes disso. É a mais antiga manifestação religiosa do Mato Grosso do Sul. Em Campo Grande, são 28 anos de festividades. Desde o meu primeiro mandato, em 2007, trouxemos a festa à Assembleia. Os festeiros, alferes e músicos também visitam os Poderes, secretarias, comércios e residências, acompanhados da bandeira do Divino, levando as bênçãos do Espírito Santo", explicou o deputado.
Dom Dimas Lara Barbosa falou sobre a primeira leitura e o evangelho lido pelo padre Londres. A primeira leitura ressalta a força que tem a intercessão, nossa oração conta muito, sim. E um pequeno grupo pode salvar toda uma cidade, ainda mais se for a serviço do bem. Que hoje, de uma maneira especial vocês sejam movidos pela fé e artífices da transformação de todas as formas de corrupção e de maldade que sejam colocadas em nosso caminho", enfatizou.
Sobre o Evangelho, o bispo enfatizou a necessidade de lealdade com a missão. 'Seja o teu sim, quando disser sim, e o seu não, quando disser não. Às vezes a fidelidade e a missão exigem rupturas em nós, a alma é para o corpo o espírito é para a igreja, de modo que ele é o mais íntimo de nós mesmos, sendo ele que nos ilumina, nos conduz, de uma maneira geral, os cristãos tem a Santíssima Trindade com base de nossa fé. Coloquemos o Espírito Santo na nossa vida que a gente possa falar com ele todos os dias, não tomarmos decisões importantes sem a presença dele. Peço também pela diocese de Coxim e todos aqueles que em nosso Estado vem levando a bandeira e essa devoção, que o espírito deixe de ser um ilustre desconhecido e, sim, a alma de nossa alma", considerou Dom Dimas Lara.
Lucianne de Souza Rodrigues representa os foliãos na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. "Agradeço por contribuir nesse momento levando a bandeira do Espírito Santo de Coxim, a fé faz o impossível acontecer na vida das pessoas, eu e meu marido passamos por momentos difíceis e vencemos. Agradeço a todos que estão aqui, as paróquias convidadas, a possibilidade de fazer esse evento aqui e todos que assistem a missa", concluiu.
Após a comunhão, houve distribuição das fitas do divino após a comunhão e ao final da celebração, a bandeira e os festeiros passaram por gabinetes e departamentos deste parlamento. Quem deseja fazer um pedido para o Espírito Santo, passa por debaixo da bandeira com a fita que foi distribuída, depois amarra a fita à bandeira.
Festa do Divino Espírito Santo
A 130ª Festa do Divino Espírito Santo em Coxim começa no dia 11 de julho de 2025, em Coxim. A manifestação preserva uma tradição religiosa e cultural, que envolve rituais de fé, música, gastronomia e momentos de confraternização, comemorando a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos no Pentecostes.
Realizada anualmente e possui um significado especial para a comunidade local. Sua programação contempla a saída da Bandeira do Divino Espírito Santo com visitas às residências e comércios para bênçãos e arrecadação de donativos, além de novenas, missas e outras celebrações religiosas.
Agora essa tradição atinge Campo Grande, onde é igualmente celebrada, reforçando sua importância no calendário oficial de eventos do Estado. Conforme a Associação dos Amigos do Divino Espírito Santo (Amades), responsável pela organização da festa em Campo Grande, a 28ª edição ocorrerá de 30 de junho a 6 de julho de 2025.
Agência ALEMS