Geral

Com avisos de 'perigo potencial', Mato Grosso do Sul deve iniciar dezembro com chuva

30 NOV 2025 • POR Redação/EC • 23h06
Céu nublado em Campo Grande (Henrique Arakaki, Midiamax)

Apesar das altas temperaturas que atingem Mato Grosso do Sul, ainda existe uma chance do calorão dar trégua nos próximos dias. Conforme o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), a probabilidade de chuvas começa já neste domingo (30) e abrange parte considerável do estado.

Para o período da tarde, a previsão indica muitas nuvens em Campo Grande, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A indicação segue a mesma na segunda (1°) e, já na terça-feira (2), ainda há possível queda de granizo. Ao longo dos dias, a tendência é que a instabilidade reduza os valores da temperatura máxima e aumente a umidade relativa do ar.

Aviso amarelo

Ao todo, o estado está sob três avisos de perigo potencial que iniciaram esta manhã: baixa umidade do ar, chuvas intensas e tempestade. Entre os indicativos, o aviso de chuvas intensas é o mais longo e segue até a manhã de terça-feira (2).

Os riscos potenciais incluem chuva entre 20 e 30mm/h ou até 50mm/dia e ventos intensos que podem chegar a 60km/h. Além disso, existe baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Recomenda-se que a população não se abrigue debaixo de árvores, estacione próximo a torres de transmissão e placas de propaganda em caso de ventos ou use aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Além disso, é possível obter mais informações junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, e Corpo de Bombeiros, discando 193.

Midiamax