Geral

Fies 2025: estudantes devem complementar inscrições adiadas até 16 de janeiro

15 JAN 2026 • POR Redação/EC • 07h54
Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). (Foto: Divulgação)

Já estão abertas as inscrições postergadas do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) para o primeiro semestre de 2026. O processo é destinado aos estudantes que tiveram a conclusão da inscrição adiada nos processos seletivos do primeiro ou do segundo semestre de 2025.

A complementação da inscrição deve ser feita no sistema Fies Seleção até o dia 16 de janeiro. Para concluir o procedimento, é necessário cumprir todos os requisitos, prazos e etapas previstos em edital para a concessão do financiamento.

Após a complementação, o candidato deverá validar as informações junto à CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento) da instituição de ensino superior, mediante a entrega da documentação exigida, de forma física ou eletrônica. A validação deve ocorrer a partir do dia seguinte à complementação e em até cinco dias úteis.

Em seguida, o estudante deverá comparecer a um agente financeiro para validar as informações e contratar o financiamento, no prazo de até dez dias, contados a partir do terceiro dia útil após a validação pela CPSA. A contratação poderá ser realizada de forma digital ou presencial, conforme a disponibilidade do agente financeiro.

Os candidatos pré-selecionados para vagas do Fies Social estão dispensados da comprovação da renda familiar junto à CPSA, mas devem comparecer à comissão para validar as demais informações, respeitando os mesmos prazos dos demais estudantes.

Fies Social

O Fies Social reserva 50% das vagas para candidatos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo, inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) com situação ativa. Nesses casos, é possível solicitar financiamento de até 100% dos encargos educacionais.

Instituído pela Resolução nº 58/2024, o Fies Social busca retomar a função social do programa, ampliando o acesso ao financiamento estudantil para estudantes de baixa renda e contribuindo para a redução das desigualdades no acesso ao ensino superior.

Midiamax