Acidente

Avião cai na Região Noroeste de BH e provoca uma morte

14 ABR 2019 - 15h:09 Por Paulo Ricardo
Aeronave pegou fogo e ficou destruída pelas chamas Aeronave pegou fogo e ficou destruída pelas chamas - Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Uma aeronave de pequeno porte caiu, na tarde de sábado (13), no bairro Caiçara, na Região Noroeste de Belo Horizonte. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o acidente deixou uma vítima, que teve o corpo carbonizado.

A queda ocorreu na Rua Minerva. A aeronave, que pegou fogo, bateu no portão de uma casa. A fiação da rede de energia elétrica também foi atingida, deixando moradores do entorno sem luz.

O dono da aeronave é Francisco Fabiano Gontijo, e o nome dele constava no plano de voo. Dois amigos que estiveram no local da queda disseram que o homem, que é médico, pilotava o avião no momento do acidente. "Piloto experiente, com muitos anos de pilotagem já", disse um dos amigos.

Equipes de bombeiros e da perícia da Polícia Civil foram mobilizadas. Segundo os bombeiros, testemunhas relataram que viram explosões. A aeronave -- um monomotor modelo Socata ST-10, matrícula PT-DME -- foi destruída pelo fogo. As chamas e a fumaça puderam ser vistas de longe.

O técnico em informática Túlio Batista viu a queda e disse que, aparentemente, o avião perdeu estabilidade. "Deu um mergulho e eu escutei o estouro", afirmou.

De acordo com Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o avião havia decolado, por volta das 15h15, do Aeroporto Carlos Prates, também na Região Noroeste. Pelo registro de voo, o pouso seria feito no mesmo local.

Um piloto que também testemunhou a queda acredita que a aeronave teve uma pane. "Eu estava no aeroporto, eu sou piloto também. Fui lá no aeroporto com meu genro. Aí, eu vi o avião decolando, ele falhou o motor. Nós ouvimos a falha do motor. Olhamos o avião, ele tentou retornar", disse.

Segundo a Força Aérea Brasileira, investigadores do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa III) vão fazer as apurações iniciais da ocorrência envolvendo a aeronave.

Na consulta ao Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), consta que a aeronave está com o certificado de aeronavegabilidade suspenso. O G1 aguarda um posicionamento da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Durante a tarde, um homem, que estava bastante exaltado, foi detido na área da queda do avião. A Polícia Militar (PM), entretanto, disse que não houve registro de boletim de ocorrência desse caso.

O local do acidente, que fica a cerca de 2 quilômetros do aeroporto, foi interditado pela polícia. Até a conclusão dos trabalhos da perícia, moradores que vivem no trecho só estão autorizados a entrar e sair de casa a pé.

Fonte: G1 Minas

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar