Artigos

Lula e Zeca do PT, a parceria que MS precisa!

10 MAI 2021 - 20h:41 Por Redação
Zeca do PT e Lula Zeca do PT e Lula - Foto: Arquivo

Em 1998, quando o povo de Mato Grosso do Sul, cheio de esperança, elegeu Zeca do PT Governador, deu a oportunidade para um sindicalista, lá de Porto Murtinho, de mudar a história política e administrativa do nosso Estado. 

O nosso jovem Estado estava em situação de insolvência, desacreditado e endividado, não pagava seus servidores e tampouco seus fornecedores, não repassava o que era de direito aos municípios, não tinha capacidade de investimento na infraestrutura do Estado, assim como, na implantação de políticas de geração de emprego, renda e nas políticas sociais. 

Zeca do PT assumiu em janeiro de 1999, com o Estado devendo cinco folhas de pagamento. Nesse período, o servidor público não tinha crédito nem no botequim da esquina. 

A arrecadação do Estado era uma caixa preta, ninguém sabia o que entrava e, muito menos, para onde saia os recursos arrecadados, a palavra transparência não fazia parte da gestão pública.

Com determinação, ousadia, criatividade e eficiência, o Governo Zeca do PT, mostrou que era possível sim, resgatar a credibilidade do Estado, modernizar o serviço público e, principalmente, recuperar a confiança junto com a dignidade do povo sul- mato-grossense.

O primeiro grande desafio foi colocar as folhas de pagamento atrasadas em dia.

Sem terrorismo fiscal, modernizando e dando transparência a gestão, a arrecadação melhorou , permitindo, já no primeiro ano, o pagamento das folhas atrasadas. 

Ao longo dos oito anos de Governo as diversas categorias do serviço público foram valorizadas.

Um dos marcos do Governo foi a criação da Cassems que permitiu um grande avanço na assistência a saúde dos servidores.

Durante todo o Governo foram desenvolvidas várias políticas públicas nas mais diversas áreas, contemplando todos os setores e segmentos da sociedade. 

Com uma política arrojada de incentivos fiscais, o Estado começou a receber várias indústrias, como a sucroalcooleira, da celulose, da carne e outras, contribuindo também, para o fortalecimento do comércio.

Foi durante o Governo Zeca do PT, com a criação do FUNDERSUL, que adquirimos a maior quantidade na história de maquinários, patrolas, caminhões, pás carregadeiras e outros, possibilitando ao Estado investir nas suas estradas, garantindo o escoamento da produção do agronegócio. 

O Governo Popular ligou dezenas de municípios realizando a pavimentação asfáltica, ajudando no desenvolvimento dessas cidades e na valorização das propriedades rurais. 

Com recursos próprios realizou o maior programa de habitação popular, permitindo que cerca de 40 mil famílias pudessem ter sua moradia. 

Revolucionou a cultura, criando o Fundo Estadual de Cultura -FIC, as Temporadas Populares e os festivais, priorizando a cultura e o artista local, mas também, trazendo grandes artistas da cena nacional para o Estado. 

Na saúde o governo Zeca do PT iniciou o processo de regionalização do atendimento de média e alta complexidade, construindo os hospitais regionais, que hoje inclusive, são fundamentais para o combate a Pandemia. 

Na segurança pública foi o governo que mais investiu no combate a violência, equipando nossas Polícias e realizando concurso público. Antes do governo Zeca do PT muitos municípios não tinham sequer um delegado, até hoje foi o Governador que mais valorizou os servidores da segurança pública, da Polícia Civil, Militar e Corpo de Bombeiros. 

Na educação, o professor foi valorizado, melhorando o salário e sua carreira, as escolas receberam investimentos, a UEMS teve autonomia financeira, os alunos puderam ter acesso ao Cursinho Popular e a Bolsa Universitária. O governo fez um grande movimento de alfabetização no Estado. 

Mas sem dúvida, a maior marca do Governo Zeca do PT foram os investimentos na área social, com programas como o Banco do Povo, Restaurante Popular e, principalmente, o Bolsa Escola e Segurança Alimentar, que atendiam mais de 80 mil famílias no Estado. Foi criado também o Fundo de investimento social.

Após o fim do Governo Popular de Zeca do PT, não há nada de novo em políticas públicas no Estado, pois seus sucessores só mudaram os nomes dos programas criados, diminuindo também, de forma absurda, o alcance dessas políticas públicas, deixando setores e pessoas sem serem atendidas, mesmo o Estado arrecadando bem mais do que arrecadava anteriormente.

Por conta disso tudo, o Governo do Zeca do PT serviu de referência para as diversas políticas públicas desenvolvidas pelo Governo Lula a partir de 2003, a exemplo do Bolsa Família, Prouni, Minha Casa Minha Vida e o Programa de Aceleração do Crescimento - PAC, que atenderam milhões de brasileiros e brasileiras.

Se lá atrás foi possível fazer tanto, sem muitos recursos e também sem tanta experiência administrativa, imaginem o que pode ser feito a partir de janeiro de 2023 com Lula Presidente e Zeca do PT governador? 

Os dois mais experientes, do ponto de vista político e administrativo, mas com a mesma determinação de mudar a vida do povo para melhor.

Com certeza, ganhará o Brasil e ganhará o Mato Grosso do Sul!

Vladimir Ferreira
Presidente do PT/MS

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar