Artigo

O Papai Noel do sexo e o Kama Sutra

12 DEZ 2021 - 16h:12 Por Redação/TR

O "Ottocento", como dizem os italianos, quando tratam do século XIX, foi um período de obscurantismo sexual no Ocidente. Tudo que se referia ao sexo era proibido e a pena de ver o sol quadrado era cumprida, com rigor. Também eram desconhecidas muitas posições na cama, além de provocações eróticas. Era uma época do faça o "papai-mamãe", não abra a boca e, muito menos, escreva sobre a sexualidade. Até que surgiu um homem chamado Sir Richard Francis Burton, o Papai Noel do sexo.

Parece um personagem criado pela fantasia.

Escritor, explorador, antropólogo, erudito, poeta, espião, espadachim - mais que uma figura histórica, o inglês Richard Burton (1821-1890) parece um personagem criado pela fantasia de um ficcionista. Alto, robusto e eloquente, fazia sucesso com as mulheres, dominava 29 idiomas (inclusive o português e o guarani), tinha crises de depressão, era viciado em maconha e em quase todas as bebidas alcoólicas conhecidas. Viajou pelo mundo. Conheceu o Japão, a China, Singapura, Etiópia, Sómalia, Arábia Saudita....mas foi à partir de sua longa estada na Índia que se tornou conhecido no Ocidente. Burton levou para a Inglaterra, depois de o traduzir, o Kama Sutra.

O livro do sexo....e muito mais.

Nada menos de 40 formas desconhecidas de beijar. E mais: 64 novas posições na cama. Arranhões, beliscões, sadomasoquismo. O ocidente foi muito durante a vida de Burton. Nada sabia dessas novidades. Burton levou o livro para a Inglaterra mas não o imprimiu. Temendo a prisão, encontrou uma saída brilhante: enviou dezenas de cópias para conhecidos e editoras. Centenas de cópias foram pirateada e impressas clandestinamente, tornado o Kama Sutra no best-seller do "ottocento". Mas o Kama Sutra não é apenas um manual de práticas sexuais, é muito mais.

Elevação espiritual.

Escrito para a nobreza da Índia por Vatsyayana, um estudioso que não fazia sexo, o Kama Sutra faz parte da literatura religiosa hindu. Ainda que tenha caráter erótico e com foco no prazer, seus ensinamentos pregam, em primeiro lugar, a elevação espiritual do homem. Kama significa amor, prazer e satisfação. O termo é um dos pilares da religião hindu.

Burton na Guerra do Paraguai.

Burton passou três anos andando pelo Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai. Como Cônsul da Inglaterra, foi o emissário de D.Pedro II para propor a paz no final da guerra. Conquistador, não passou pela corte brasileira sem conquistas. Também há a possibilidade de que tenha conquistado madame Elisa Lynch, a escocesa esposa de Solano Lopez. Para quem está pensando em dar de presente natalino o Kama Sutra, saiba que não há uma só edição completa desse hino do sexo em português. Por outro lado, há dezenas de impressos com as famosas posições (quase impossíveis de copiar). 
Mário Sérgio Lorenzetto - Campo Grande News

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar