Brasil

Comendo passarinhos, jovens indígenas são resgatados em situação análoga à escravidão em fazenda

As vítimas, entre 20 e 23 anos, estavam alojadas em condições de insalubridade e atuavam na extração de eucaliptos.

20 ABR 2022 - 06h:57 Por Redação/EC
Jovens indígenas foram encontrados em fazenda de Ponta Porã (MS) Jovens indígenas foram encontrados em fazenda de Ponta Porã (MS) - Foto: Reprodução/ TV Morena

No Dia dos Povos Indígenas, três jovens indígenas foram resgatados em situação de trabalho análoga à escravidão (entenda o que é abaixo) em uma fazenda de Ponta Porã (MS). As vítimas prestavam serviços na extração de eucalipto, de acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência. 

Conforme apurado pela reportagem, dois jovens, de 20 e 23 anos, e um adolescente, viviam em área alagada, dormindo em barraca improvisada e cozinhando pássaros para matar a fome. De acordo com relatos, os trabalhadores recebiam em torno de R$ 300 por semana, para ser dividido entre os três. 

Ainda segundo apurado, os três dividiam uma barraca e dormiam em colchão apoiado em madeira. As denúncias e a operação foram feitas por auditores-fiscais do trabalho, que são vinculados ao Ministério do Trabalho e Previdência. 

As vítimas cozinhavam dentro da barraca, inalando fumaça. Para o almoço desta terça-feira (19), os jovens iriam comer dois passarinhos que mataram mais cedo, com um pouco de arroz. 

Os jovens estavam morando em uma barraca de lona plástica aberta, desprovidas de janelas e dormiam em colchões no chão batido. Pelas imagens é possível constatar diversas irregularidades, tais como o não fornecimento de equipamentos de proteção individual compatíveis com os riscos ocupacionais da atividade.

G1

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar