Brasil

Inscrições são abertas para capacitação gratuita sobre observação de aves em Noronha

Observação de aves é uma atividade que pode ser desenvolvida pelo setor de turismo. O treinamento é voltado aos condutores de visitantes e estão disponíveis 20 vagas.

27 OUT 2021 - 17h:00 Por Redação/TR
Aves podem atrair o turismo de observação. Aves podem atrair o turismo de observação. - Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo

As inscrições para o curso sobre observação de aves começaram, nesta terça-feira (26), em Fernando de Noronha. O treinamento é gratuito e o objetivo é capacitar os condutores de visitantes que trabalham na ilha.

Há 20 vagas disponíveis. As inscrições podem ser feitas pela internet. As aulas vão acontecer no período de 3 a 5 de novembro, das 19h30 às 22h, no auditório da Atalaia, no bairro do Boldró. A capacitação vai ser comandada pelos pesquisadores do Projeto Aves de Noronha.

“A meta é capacitar os condutores para essa demanda de observação de aves, que ocorre em todo mundo. A ilha tem potencial, mas Fernando de Noronha tem ficado para trás, porque as pessoas não sabem incluir essa atividade, que é sustentável e pode movimentar o turismo”, informou o biólogo do projeto Aves de Noronha Heideger Nascimento.

O biólogo disse, ainda, que a observação de aves realizada por condutores e visitantes é importante para monitoramento do ambiente.

“Essas pessoas vão contribuir para a pesquisa e a conservação. É muito bom que até os turistas contribuam para a preservação do meio ambiente”, declarou Heideger Nascimento.

Pesquisadores vão repassar informações das aves de Noronha — Foto: Foto: Heideger Nascimento/Aves de Noronha

Aves na ilha

Segundo os pesquisadores, Fernando de Noronha é o lugar no Brasil com maior biodiversidade de aves marinhas. A ilha tem também duas espécies exclusivas, o sebito de Noronha e a cocoruta.

O Brasil é um país com uma das maiores biodiversidades do mundo. São 1971 aves espécies, 293 exclusivas, ou seja, só podem ser observadas no país.

Ana Clara Marinho, g1/PE 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar