Brasil

Número de casos novos de Covid-19 cai para 163 em MS, mas secretário de Saúde adverte que número é fictício, provocado pelo feriado

6 SET 2020 - 14h:00 Por Redação / EC
Secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende Secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende - Foto: Reprodução/G1 MS

O número de casos confirmados de Covid-19 em Mato Grosso do Sul no domingo (6) caiu para 163. Bem abaixo dos 922 de sábado (5).

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, destacou que o quantitativo deste domingo é fictício. Que o número real é maior, e que a diferença ocorre porque a maioria dos municípios, em razão do feriado, deixaram vários casos em aberto.

Com os novos registros, Mato Grosso do Sul atingiu 53.491 casos confirmados.

Quanto ao número negativo, -50 casos, anotado por Campo Grande no boletim deste domingo, a secretária estadual de Saúde adjunta, Christine Maymone, explicou que técnicos da secretaria municipal de Saúde fizeram um ajuste.

Lançaram os casos novos confirmados, mas também excluíram - em número maior - casos com incongruências , o que resultou no registro negativo. A capital totaliza 22.980 registros de Covid-19.

Em relação a mortes, Resende explicou que com as 13 confirmadas neste domingo, a média móvel do estado nos últimos 7 dias se mantém em 13,6 e que Campo Grande, que registrou 6 mortes, teve uma retração nessa média móvel de óbitos para 5,6 por dia.

Desde o início da pandemia, a doença provocou 966 mortes no estado. Resende advertiu que se o números de óbitos se manter neste patamar em poucos dias Mato Grosso do Sul pode ultrapassar a marca das mil vidas pedidas para o novo coronavírus

Dos casos confirmados, 8.508 são ativos. Desse total, 7.995 estão em isolamento domiciliar e 513 estão internados, sendo 254 em unidades de terapia intensiva (UTI’s).

A taxa de ocupação de leitos de UTI do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado chegou a 56%. Em os municípios polo, Campo Grande tem a maior taxa, 77%.

Em contrapartida, o número de pessoas recuperadas da Covid-19 em Mato Grosso do Sul chegou a 44.017, o que representa 82,2%.

O secretário estadual de Saúde advertiu que o vírus continua em grande circulação no estado e que uma das provas dessa situação é o elevado índice de positividade dos testes, em torno de 24%. Desde o início da pandemia o estado já realizou 217.752 testes para a doença.

Fonte: G1

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar