Brasil

UFRJ diz que suas aulas e atividades presenciais só voltam após vacina ou remédio contra a Covid-19

15 JUN 2020 - 19h:31 Por Redação
Prédio da UFRJ (Arquivo) Prédio da UFRJ (Arquivo) - Foto: Alba Valéria Mendonça/ G1

A reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) afirmou, por meio de uma nota nesta segunda-feira (15), que as aulas e atividades presenciais da instituição só serão retomadas após a descoberta de uma vacina ou medicamento contra a Covid-19.

A universidade destacou que é preciso “discutir com responsabilidade e coerência a possibilidade do retorno progressivo de parte das atividades no formato remoto emergencial”. A medida busca amenizar os impactos no ano acadêmico de 2020.

A instituição suspendeu as aulas no dia 13 de março por conta da pandemia do novo coronavírus. Inicialmente, a suspensão valia por 15 dias, mas foi prorrogada por tempo indeterminado 10 dias depois

“Para os estudantes, nosso elo mais forte com o futuro, precisamos reafirmar que agiremos para que todos possam seguir firmes no propósito de concluir o ensino superior em uma das instituições mais renomadas do Brasil e da América Latina. A UFRJ certamente atenderá aos anseios dos seus estudantes, dos ingressantes aos concluintes, garantindo a qualidade e a excelência acadêmicas. No momento, reafirmamos que a institucionalidade está mantida”, diz trecho da nota divulgada.

A instituição criou uma comissão para o retorno das aulas de forma remota. O grupo busca entender quais são as necessidades dos alunos de graduação, pós-graduação e extensão. A UFRJ destacou que, para que o esquema emergencial dê certo, é fundamental a união dos membros da universidade, além do entendimento das limitações em um ambiente digital e da busca por soluções.

"Os colegiados superiores da UFRJ, Conselho de Ensino de Graduação, Conselho de Ensino para Graduados e Conselho de Extensão Universitária têm realizado reiterados debates sobre a transição de parte das nossas atividades para os ambientes virtuais e apresentado propostas para avançarmos na definição das condições e fases a seguir com segurança, garantindo a inclusão, a qualidade das atividades acadêmicas e o apoio psicológico e de saúde mental ao nosso corpo social neste cenário de exceção", afirmou a universidade.

Segundo a UFRJ, as decisões tomadas por esses grupos incluem propostas, prazos e resoluções no ensino, pesquisa e extensão

A universidade destacou ainda a importância das ações no combate ao novo coronavírus, além de agradecer aos profissionais da instituição. De acordo com a UFRJ, em três meses foram realizados mais de 12 mil testes da Covid-19; leitos de CTI e enfermarias foram renovados; mais de 600 pacientes infectados foram atendidos nos hospitais; mais de 60 mil litros de álcool 70 e em gel foram produzidos; assistência estudantil foi ampliada e a comunidade mais vulnerável foi acolhida.

Através do Grupo de Trabalho Pós-Pandemia, a universidade estuda fases para um retorno gradual e prevenções necessárias na retomada das atividades. De acordo com a universidade, “em breve, serão propostas as fases para o retorno progressivo na pós-pandemia”. A reitoria afirmou que o plano de retorno da instituição pode ser referência para o estado do Rio de Janeiro.

Fonte: G1 Rio

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar