Cidades

Às vésperas de greve, motoristas de aplicativos querem fim de "promoções"

Ao menos 500 motoristas devem se reunir para cobrar reajustes

16 MAR 2021 - 11h:47 Por Redação/ Talyta Rodrigues
Foto: Reprodução / JD1 News

Motoristas de aplicativos se reúnem na quarta-feira (17) para fazer protesto pacífico contra as tarifas promocionais feitas pelas empresas Uber e 99 Pop. Pelo menos 500 profissionais devem se reunir e desligar os aplicativos como forma de cobrar reajustes. A manifestação será em frente a padaria Salomão, na Avenida João Rosa Pires e está marcada para começar ás 08h, com término ás 11h. 

O JD1 Notícias conversou na tarde de segunda-feira (14) com um dos organizadores da manifestação, Alfredo Palhano de 34 anos, que explicou as motivações e necessidades da categoria.

De acordo com o motorista, a adesão no movimento dessa vez será maior do que em eventos passados, em vista do consenso da pauta. “Nós temos quase 500 motoristas cadastrados nos grupos. Estamos percebendo que está tendo uma adesão de motoristas que não estão nos grupos e que vão aderir também, eles estão percebendo que a situação deles é igual ou pior do que a nossa.”, disse.

Uma das pautas levantadas pela categoria é o fim das corridas com descontos, segundo Alfredo, o consenso é unanime, é necessário reajuste de tarifas e redução do valor do combustível. “Nas paralisações passadas chegávamos a 50% de adesão. É importante falar da situação econômica do país, por que ela interfere na adesão, a realidade era diferente, não era um consenso ou unanimidade para categoria as pautas que eram levantadas, então por isso havia grupos que não participavam por não concordar na época, por isso a adesão era menor. Se perguntar pro motorista se ele está satisfeito com o que a Uber paga, a resposta será não.”, salienta.

Na reunião com o Governo do Estado, que ocorreu no último dia 5, ficou definido que seriam analisadas as propostas levadas pelos motoristas. A categoria levantou três possibilidades para debate: A mudança do cálculo da pauta fiscal, para que voltassem os valores cobrados em dezembro de 2020, pedindo o congelamento dessa pauta enquanto houver pandemia. Houve a sugestão para usar a nota fiscal eletrônica como uma espécie de bônus para a categoria, onde seria feito um cadastro dos motoristas de aplicativos, para eles pudessem usar o valor para abastecer o carro novamente ou compras, um tipo de Cashback. E por último, que o Estado subsidiasse com desconto o abastecimento do carro. Segundo o motorista, o Governo deu o prazo de 30 dias para uma futura conversa.

De acordo com Alfredo, as corridas com desconto são boas apenas para os clientes e é por isso que muitas vezes tem a demora para conseguir um carro ou cancelamento, qualquer situação atípica o motorista não faz a corrida. “Não sabemos quando a corrida tem desconto, só sabemos no final. A Uber e 99 cobram em média 35% de taxa, pelos cálculos que fizemos, fica claro no desconto que eles reduzem o valor pago para o motorista e mantem as porcentagens deles, ou aumentam. Dando de 10% ou até 25% de desconto para o cliente, mas mantem a margem mínima de 35% de taxa em cima do motorista. Esse desconto vai pro motorista, ele recebe menos, a empresa continua recebendo a mesma coisa.”, finalizou.

Matheus Rondon – JD1 News

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar