Campo Grande MS

Ex moradores de São Gabriel do Oeste, Alido e Nairo Brun, pai e filho morrem no mesmo dia

28 JUN 2021 - 12h:31 Por Redação/TR
Foto: Reprodução/internet

Faleceu na manhã deste domingo(27) no Hospital Regional de Campo Grande (MS), o produtor rural de Paraíso das Águas Álido Brun, aos 85 anos de idade.

Ele estava internado no Hospital Regional da capital após ter contraído Covid-19 e sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Nesta mesma madrugada, seu filho Nairo Brun, de 58 anos, também faleceu por decorrência de um câncer, que era acometido há mais de 10 anos na Santa Casa de Campo Grande.

Em hospitais diferentes, mas no mesmo dia, a família perdeu os dois membros.

Ele deixa a esposa Elda Brun e as filhas Andrea e Silvana.

Segundo o site O Correio News Corpo será transladado para Paraíso das Águas e deverá ser sepultado com o filho ainda neste domingo(27), no cemitério municipal Jardim da Saudade.

O Queijo que se tornou um dos mais famosos do mundo

A trajetória de Àlido e família começou em 1980 quando saíram de Santa Rosa (RS) com destino a São Gabriel do Oeste, no norte do Estado, para plantar soja. Em 16 anos, seu modelo de trabalho rendeu até prêmios no Ministério da Agricultura, mas mesmo assim veio à falência.

Por ser produtor rural, teve preferência no projeto de loteamento do Incra (Instituto Nacional da Reforma Agrária) e conseguiu uma área em Chapadão do Sul, no Assentamento Sucuriú, onde ele, a esposa Elda Molinare Brun, de 77 anos, e os filhos, chegaram em 2000.

 

Àlido levou a cultura da uva para região, mas foi no queijo que obteve sucesso. “Eu tinha umas vaquinhas e decidi pegar um ramo desvalorizado e transformá-lo em um grande negócio”, conta.

A propriedade fica localizada na BR-060, km 54, em Paraíso das Águas. Para quem sai de Campo Grande, a fazenda fica a 54 km antes da sede de Chapadão do Sul.

Álido Brun foi um dos desbravadores da região com sua família,  investiu em produção de queijo a partir da criação de gado da raça Jersey. Seu queijo ganhou fama e correu o mundo.

O segredo da receita, ele nunca contou.

Ele identificava sua marca como “único no mundo”. Apreciado por autoridades, políticos, celebridades e foi para a mesa do programa Ana Maria Braga da Rede Globo e nas mãos do presidente da República Jair Bolsonaro.

 

O queijo Brun também chegou ser exportado para vários estados e país. Seu Brun também escreveu o livro “Oi doso evolui à ser jovem”, livro de sua história recentemente. Era munido de muitas histórias e criatividade.

O produto é feito de forma totalmente artesanal e orgânica. O queijo meia cura ganha a coloração natural amarelinha, fato que, segundo o dono, já chamou a atenção até de queijeiro francês.

Deixava de lado a preocupação com a idade e sempre esbanjava saúde e vitalidade.

 

Foi um dos pioneiros destaques da região, tornou seu pequeno lote de assentamento em uma área produtiva e famosa, trazendo fama e divisas para a região de Paraíso das Águas e Chapadão do Sul.

Antonio Soares de Oliveira - Veja Aqui MS

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar