Campo Grande MS

Internos farão manutenção de espaços públicos de Campo Grande

23 JAN 2020 - 19h:53 Por Redação
Devem participar 50 detentos para compor 10 equipes de trabalho, visando atender todas as regiões da cidade Devem participar 50 detentos para compor 10 equipes de trabalho, visando atender todas as regiões da cidade - Foto: Reprodução/Assessoria

O Des. Paschoal Carmello Leandro, presidente do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul (TJMS), recebeu o prefeito Marquinhos Trad para assinatura do convênio que permitirá ao município utilizar o trabalho de reeducados, na manhã desta quinta-feira (23). Uma parceria que beneficiará diretamente o jurisdicionado. 

Na prática, detentos que estejam cumprindo pena no regime semiaberto ou estejam em livramento condicional, com apoio do Conselho da Comunidade, atenderão a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) na manutenção e limpeza de praças, parques, calçadas e cemitérios da Capital. 

A intenção é possibilitar aos reeducados a remissão de pena e, ao mesmo tempo, oportunizar sua participação em programas, projetos e serviços que possibilitem sua formação para o trabalho e recolocação profissional para que, quando libertados, sejam reintegrados à sociedade. Devem participar 50 detentos para compor 10 equipes de trabalho, visando atender todas as regiões da cidade. 

Ao assinar o documento, o Des. Paschoal Leandro ressaltou a importância dessa parceria, já que está oportunizando a várias pessoas uma chance de trabalho, de aprendizagem em uma profissão, além de integração com a sociedade. ‘’O Tribunal de Justiça estabelece mais uma parceria importante porque, mais dar a esses egressos uma oportunidade de trabalho, está auxiliando a prefeitura a garantir ao nosso jurisdicionado uma melhor condição de vida’’, afirmou. 

Marquinhos ressaltou que a assinatura dessa parceria é um presente para a cidade. Ele lembrou que outros chefes do Executivo municipal não quiseram estabelecer esse convênio. ‘’Ninguém sabe o tamanho da machucadura que a prisão causa não apenas na pessoa, em sua família, mas em toda a sociedade. Por isso, é com muita alegria, com a alma em pé e de pé, entrego a Campo Grande esse presente que o Poder Judiciário está nos dando’’, disse. 

O Des. Luiz Gonzaga Mendes Marques, supervisor da Coordenadoria das Varas de Execução Penal (Covep) e do GMF/MS, lembrou que a Lei de Execução Penal possui mecanismos de tentativa na recuperação para quem cumpre pena, já que no Brasil não se tem pena perpétua, e apontou que essas pessoas retornam à sociedade depois que cumprem suas penas. No entender de Gonzaga, se as autoridades não tiverem essa compreensão, não trabalharem para minimizar a execução penal, fica tudo mais difícil.  

O juiz Albino Coimbra Neto, da 2ª Vara de Execução Penal da Capital, articulador responsável pela proposta que serviu de base para o convênio, lembrou que já vem fazendo esse trabalho de encaminhamento dos presos do semiaberto, com apoio do Conselho da Comunidade. Ele citou as parcerias já estabelecidas com outros órgãos públicos e com empresas privadas e ressaltou que o convênio com o Município é a chance de avançar. 

Além das autoridades citadas, participaram do ato solene de assinatura do convênio Rudi Fiorese, Secretário Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos da Capital, os juízes auxiliares da presidência do TJMS Fernando Chemin Cury e Atílio César de Oliveira Jr., Nereu Alves Rios, presidente do Conselho da Comunidade de Campo Grande e Alexandre Ávalo Santana, Procurador-Geral do Município de Campo Grande. 

Fonte: JD1 Noticias/ Marya Eduarda Lobo, com informações da assessoria 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar