Campo Grande MS

Ministério Público entrega 258 celulares recolhidos em presídios para distribuição em escolas de Campo Grande

17 JUL 2021 - 20h:55 Por Redação/EC
Foto: Divulgação

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) entregou mais 258 aparelhos celulares recolhidos em presídios para a Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande (Semed).

As ações fazem parte do Projeto “Transforme”. Os aparelhos foram formatados por alunos da Faculdade Estácio de Sá antes de serem entregues à Semed, e estão prontos para uso.

Os itens serão destinados aos alunos de escolas públicas de Campo Grande, localizadas em bairros mais vulneráveis, e que estão com maior dificuldade de acesso às aulas remotas neste período de pandemia.

O levantamento dessas informações será realizado pela própria direção das respectivas unidades escolares.

A Semed informou ao Correio do Estado que os celulares devem ser entregues aos alunos no retorno presencial escalonado das aulas da Rede Municipal de Ensino (REME), previsto para acontecer no dia 26 de julho.

Atualmente, os estudantes estão em recesso escolar, que começou dia 2 de julho e vai até o dia 16 do mesmo mês.

Mais aparelhos devem ser doados. De acordo com a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), são 1.403 celulares, que seriam destruídos, mas agora terão outra destinação.

O primeiro lote de 198 aparelhos celulares e respectivos carregadores foi entregue em 14 de junho de 2021. 

Nesta ocasião, também ocorreu a entrega de aparelhos apreendidos e disponibilizados pela Agepen, mediante autorização da Vara de Execução Penal do Interior (VEPIn), à Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), os quais ainda se encontram em fase de formatação.

Segundo o MPMS, o projeto Transforme foi inspirado no projeto “Alquimia II”, do Ministério Público do Rio Grande do Sul. 

Os dois consistem na doação de celulares apreendidos em unidades prisionais aos alunos da rede pública que não têm acesso à tecnologia e, por isso, possuem dificuldade para realizar aulas e atividades remotas, situação que foi agravada pela pandemia da Covid-19.

Aulas remotas

As aulas na Rede Estadual de Ensino estão desta forma desde março de 2020, quando os primeiros casos de Covid-19 foram registrados em Mato Grosso do Sul.  

Este ano, as aulas foram retomadas em fevereiro, ainda com todas as atividades feitas de forma remota.

A expectativa de que elas fossem retomadas de forma híbrida no início desde ano letivo, mas o agravamento da pandemia dificultou esse retorno.

A previsão é de que esse retorno híbrido inicie em 26 julho, após o período de recesso escolar.

Correio do Estado MS - Gabrielle Tavares

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar