Campo Grande MS

Mulher é presa por manter 15 gatos em casa sob "péssimas condições"

Suspeita foi encaminhada à delegacia e responderá pelos crimes de maus-tratos e poluição

28 ABR 2022 - 08h:23 Por Redação/EC
Imóvel foi periciado na quarta-feira (27), em Campo Grande Imóvel foi periciado na quarta-feira (27), em Campo Grande - Fotos: Reprodução

Na quarta-feira (27), em Campo Grande, moradora de uma casa na Rua Augusto Severo, na Vila Planalto, foi presa em flagrante por crimes de maus-tratos contra animais e poluição, após manter, pelo menos, 15 gatos em “péssimas condições de higiene”, de acordo com a Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista). 

A situação trazia problemas de saúde aos próprios animais, além da vizinhança, que reclama das condições da residência. Os espécimes foram resgatados e serão examinados pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses).

A médica-veterinária do CCZ, Claudia Macedo, afirma que, ainda que não tenham sinais de agressão física, eles estavam com muita fome e em situação inadequada. "A Decat nos acompanhou, abriu para nós o cadeado e a porta, e com a chegada da Polícia Civil, a gente adentrou o local para averiguar os animais."

"Extremamente poluído, uma poluição ambiental bem grande. Muitas fezes e os animais estavam sem água e comida, estavam magros, desidratados, estressados, ariscos demais, devido à falta de ar."

Dona da casa alugada pela suspeita, a aposentada Simeona Ibarra da Costa, de 78 anos, relata que a mulher se mudou para lá há cerca de dois anos e que no começo, havia cinco gatos na casa. Segundo ela, os animais começaram a se reproduzir e a moradora nunca atendia equipes do CCZ que iam ao local para realizar fiscalização e orientação.

“Quando ela não aguentava mais o cheiro, saía e ficava três meses fora. Durante esse tempo, vinha a cada oito, 15 dias, para dar comida.”

Segundo a Polícia Civil, Maria de Lurdes, de 39 anos, prestará depoimento na 2ª Delegacia de Polícia Civil da Capital e passará por audiência de custódia na quinta-feira. 

Guilherme Correia e Bruna Marques - Campo Grande News 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar