Campo Grande MS

O celular foi hackeado? Veja o que fazer imediatamente para evitar prejuízo

22 JAN 2020 - 15h:35 Por Redação
Golpe que bloqueia WhatsApp permite criminosos se comunicarem com familiares e amigos de vítimas; situação ideal para pedir dinheiro Golpe que bloqueia WhatsApp permite criminosos se comunicarem com familiares e amigos de vítimas; situação ideal para pedir dinheiro - Foto: Liniker Ribeiro

Por mais que a polícia advirta e os casos ganhem o noticiário, ainda há quem caia nos golpes virtuais. Por isso, nunca é demais ensinar o passo a passo a partir do momento que o celular é hackeado. Nesta semana, o cabeleireiro Carlos Martins aprendeu, da pior forma possível, o que fazer para evitar que amigos e parentes percam dinheiro para espertos via WhatsApp. 

Após publicar anuncio em um site de vendas, na internet, ele recebeu a ligação de uma pessoa que se apresentou como funcionário da página. "Foi seguido da publicação, coisa de 1 minuto, antes mesmo de o site me mandar um e-mail confirmando a postagem", revela. 

Ao repassar algumas informações, Carlos acabou confirmando a sequência numérica que apareceu no visor de seu celular e, no mesmo instante, o aplicativo de mensagens deixou de funcionar. "Eles usaram meu WhatsApp por uma hora. Consegui bloquear o aplicativo depois de enviar e-mail para o suporte técnico", conta o cabeleireiro. 

Apesar disso, pelo menos 40 pessoas receberam mensagens de golpistas que se passaram pela vítima. Entre uma conversa e outra, amigos e familiares de Carlos receberam mensagens com o pedido para que R$ 1,2 mil fossem repassados em uma conta. Ao menos uma pessoa realizou a transferência. 

"A pessoa continuou a conversa que eu estava tendo e só depois fez o pedido, ou seja, ficou muito real", afirma a vítima. Carlos revela ainda, que precisou usar outras redes sociais para avisar seus contatos. "Fiz 'stories' no Instagram e publiquei no Facebook". 

O que fazer?

O procedimento faz parte do pacote de orientações dos especialistas. "Comunicar os amigos pelas redes sociais é muito importante. Deve falar que houve um comprometimento e que se chegar alguma mensagem ou pedido de ajuda, que a pessoa procure encontrar o solicitante pessoalmente para esclarecer qualquer situação", orienta o advogado e especialista em crimes virtuais, Raphael Chaia. 

Outro ponto fundamental é "mandar e-mail para o suporte técnico dizendo que a conta foi invadida é um procedimento básico e que deve ser feito rapidamente. A pessoa comunica que houve um problema de segurança e pede o bloqueio da conta", diz Raphael Chaia. "Depois, a pessoa deve procurar uma delegacia e registrar um boletim de ocorrência", alerta. 

Atenção redobrada

O susto fez com que Carlos aumentasse a atenção em relação a segurança virtual. No caso do WhatsApp, por exemplo, ele conta que ativou a ferramenta "Confirmação em duas etapas", recurso oferecido gratuitamente pelo aplicativo e que, segundo a página de tecnologia do site G1, permite a ativivação de um processo de verificação de número em duas etapas, o que aumenta a segurança do aplicativo de bate-papo. 

"Quando ativado, toda vez que for necessário confirmar o número do WhatsApp, além dos números enviados pelo aplicativo a pessoa precisa confirmar uma sequência numérica que só ela sabe", explica o cabeleireiro. Segundo ele, a função não estava programada na ocasião, mas fez questão de ativar o procedimento após o ocorrido. "Aconselho que todos façam complementa. 

Fonte: Campo Grande News/ Liniker Ribeiro 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar