Campo Grande MS

Pela primeira vez em MS, Santa Casa realiza cirurgia que transforma dedo indicador em polegar

14 JAN 2020 - 19h:57 Por Redação
Foto: ASCOM Santa Casa de Campo Grande

A Santa Casa de Campo Grande realizou no último sábado (11), pela primeira vez em Mato Grosso do Sul, o procedimento cirúrgico “Policização do Indicador” que consiste em transferir o dedo indicador da mão para a função do polegar e o paciente passar a ter a funcionalidade de uma “pinça”, movimento de 70% da mão, além de melhorar o visual/estética. A cirurgia foi feita em uma criança de quatro anos que nasceu com a deformidade na mão direita.

A cirurgia, que durou três horas, consiste em transplantar o segundo dedo (indicador) com tendões, ossos, músculos, vascularização e inervação e colocá-lo na posição do polegar, ou seja, se transplanta um dedo na função de outro dedo. Esse reposicionamento é importante para a mão conseguir segurar objetos, fazendo o movimento de pinça.

 A mão continuará com quatro dedos, mas manterá grande parte das funções, permitindo diferentes atividades como escrever. O menino já teve alta hospitalar na segunda-feira (13) e durante seis a oito semanas utilizará uma órtese, em seguida será trabalhado com profissionais de fisioterapia e terapia ocupacional a função motora dos dedos. Ao todo, serão quatro meses de acompanhamento pós-cirurgia para que o paciente seja liberado e tenha uma vida normal.

O médico ortopedista responsável pelo procedimento foi o Dr. Felipe Roth que contou com o auxílio dos ortopedistas, Dra. Ana Tereza de Alcântara e Dr. Celso Hirakawa, a instrumentadora, Cassiana de Quadros, além da equipe de enfermagem e demais profissionais do centro cirúrgico.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar