Coxim MS

Com apoio da Prefeitura, catadores de recicláveis se organizam em associação e iniciam coleta solidária

12 MAR 2020 - 19h:05 Por Redação
Fotos: Divulgação

Com apoio da Prefeitura de Coxim/MS, por meio do Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, um grupo de catadores de material reciclável que atuava no antigo lixão de Coxim se organizou e formou a Associação de Agentes Ambientais do Taquari.

Os agentes passaram a desenvolver suas atividades na Unidade Municipal de Triagem de Recicláveis (UTR) e serão responsáveis pela coleta seletiva de material reciclável em Coxim.

O processo de consolidação da Associação teve orientação da Procuradoria Geral do Município, da Gerência de Meio Ambiente, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social; Secretaria Municipal de Receita e Gestão e o Conselho Municipal de Meio Ambiente; do Fundo Municipal de Meio Ambiente e da Promotoria de Justiça de Coxim.

Esta semana os trabalhos foram iniciados pela Associação. O grupo conheceu a Unidade de Triagem de Resíduos instalada pela Prefeitura, e vai passar por uma série de capacitações sobre uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), segurança no trabalho, boas práticas, manejo e transporte do material recolhido.

Para o prefeito de Coxim, Aluizio São José, é um importante passo dado rumo ao desenvolvimento sustentável do município: “Neste processo inicial os agentes estão recebendo uma ajuda financeira para se adaptarem à nova forma de trabalho. O material reciclável recolhido é vendido e os recursos são divididos pelos associados. Dessa forma, os ex-catadores não estão mais expostos a situação de insalubridade e periculosidade, e agora têm melhores condições para trabalharem de forma digna, possibilitando uma maior renda e melhor qualidade de vida”.

“O antigo lixão está sendo transformado em aterro controlado. Diariamente é feito o registro de pessoas, cargas e veículos que entram e saem, por meio dos controladores. Em breve a Prefeitura de Coxim iniciará a campanha publicitária da coleta seletiva para conscientizar a população a identificar e separar os recicláveis do lixo comum”, esclarece o prefeito Aluizio.

“A Associação está realizando nesta fase inicial a coleta seletiva solidária, passando inicialmente em empresas e repartições públicas previamente contatadas e contatando estabelecimentos comerciais de grande fluxo de pessoas para  a instalação de 60 Locais de Entrega Voluntária (LEVs), onde a população poderá levar voluntariamente pequenas quantidades de material reciclável”, explica o gerente de Meio Ambiente do Município, José Francisco De Paula Filho.

Posteriormente, haverá um cronograma a ser estabelecido pela Prefeitura, no qual os recicláveis serão recolhidos porta-a-porta nas residências. As pessoas e empresários que tiverem grandes quantidades de material reciclável para ceder podem entrar em contato com a Associação de Agentes Ambientais do Taquari, por meio do fone 9 9824 5113.

Fonte: www.coxim.ms.gov.br - Fabio Pellegrini

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar