Coxim MS

Coxinense Vittoria Marchesi conquista vaga de Medicina na UFMS pelo Passe

Conteúdo diluído e possibilidade de identificar pontos para melhorar o desempenho estão entre as vantagens apontadas pela aluna

23 JAN 2020 - 18h:10 Por Valdeir Simão
Vittoria Marchesi, aprovada no vestibular de Medicina pela UFMS. Vittoria Marchesi, aprovada no vestibular de Medicina pela UFMS. - Foto: Arquivo pessoal.

Novidade no processo para ingresso na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, o Passe (Programa de Avaliação Seriada Seletiva) da UFMS, gerou dúvidas e tornou-se novo desafio para os alunos em busca de vaga no ensino superior.  

Em 2020, a instituição recebe os primeiros mil aprovados pelo método avaliativo constituído pela aplicação de três provas, cada uma ao final de cada um dos três anos do Ensino Médio. 

Junto ao vestibular e o Enem (Exame Nacional de Ensino Médio), a avaliação seriada se tornou mais uma opção para cursar o ensino superior em uma das principais instituições públicas do Estado. Dois candidatos aprovados em primeiro lugar nos cursos de Medicina e Audiovisual, mostram que o sistema vingou. 

Para Vittoria Marchesi Santos, 18 anos, o processo foi a oportunidade de realizar um sonho. Eles apontam o conteúdo diluído e a chance de identificar pontos para melhorar o desempenho a cada etapa como as principais vantagens da avaliação. 

Aprovada em primeiro lugar para o curso de Medicina, Vittoria acredita que a forma de avaliação facilitou a aprovação. No entanto, a conquista não dispensou sacrifícios. 

Moradora da cidade de Coxim, distante 245 quilômetros de Campo Grande, a estudante fez as duas primeiras etapas onde morava, mas no terceiro ano se mudou para Capital e conseguiu bolsa de estudos em uma instituição particular na intenção de reforçar os estudos e ter noção da concorrência que tinha a frente. Chegou a estudar 12 horas por dia. 

Mesmo com número menor de vagas ofertadas (a maior é disponibilizada via vestibular e Enem), Vittoria aponta a realização da avaliação seriada como um dos motivos para o bom desempenho e ingresso no curso mais concorrido da instituição.  

“A concorrência é entre pessoas que estão no mesmo nível. Nas outras avaliações, o conteúdo abordado é mais amplo e concorremos com pessoas que estão há cinco anos no cursinho, por exemplo”, disse Vittoria.  

Com a meta da aprovação alcançada, a aluna planeja o futuro profissional. “É um sonho. É algo que quero realizar como projeto de vida. É uma ferramenta [a medicina] que vou utilizar para ajudar as pessoas. É uma profissão que pretendo dedicar por amor mesmo”, revelou. 

Vittoria Marchesi é filha de Fabiana Marchesi, consultora de vendas na Tavel Taquari Veículos em Coxim, e no seu perfil no facebook, escreveu:  

" Obrigada a Deus em primeiro lugar, pela oportunidade e benção de ter a Vittoria como filha. Obrigada a ela (Vittoria) pelo orgulho que tenho de ser mãe de uma menina tão dedicada. Que continue assim com seus sonhos e objetivos. Já na primeira tentativa, é muita felicidade e ainda não caiu a ficha. Mérito seu filha, junto a excelente base da escola FEC (Fundação Educacional de Coxim)".  

"Agradecidas estamos á equipe diretiva e professores, que sempre acreditaram em você, junto a tantas pessoas, como o Colégio Refferencial que acolheu com muito carinho por um ano, minha jóia, e aos familiares e amigos queridos que tanto torceram. Coxim estrelando em 1º lugar no Passe UFMS".  

Para a reportagem do site Diário X, Fabiana Marchesi, mãe da Vittoria, enalteceu a importância e externou agradecimentos á FEC em Coxim, onde Vittoria teve toda a sua vida escolar, antes do terceiro ano, sempre sendo beneficiada por uma bolsa, que conquistou com as excelentes notas escolares. 

"Para fazer o terceiro ano, Vittoria mudou para Campo Grande onde também foi contemplada com uma bolsa e fez ao mesmo tempo o cursinho preparatório para o vestibular, em período integral", explicou Fabiana.   

"Graças ao esforço e dedicação dela e da aprendizagem e preparação proporcionada pela FEC em Coxim e o Refferencial em Campo Grande, Vittoria teve aprovação no primeiro vestibular que fez em um dos cursos mais disputados da UFMS - a medicina - através do Passe", finalizou Fabiana Marchesi.  

Passe (Programa de Avaliação Seriada Seletiva) 

 Adotado pela UFMS em 2017, o Passe disponibilizou 20% das vagas da instituição para este tipo de ingresso. No ano passado, foram 5.220 vagas ofertadas nos três processos para os 116 cursos de graduação na Cidade Universitária, em Campo Grande, e nos nove câmpus em todo o estado de Mato Grosso de Sul. 

Foram disponibilizadas 2.054 vagas para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada); 2.139 para o Vestibular, e 1.027 para a terceira etapa do Passe. 

Por: Valdeir Simão/Diario X

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar