Coxim MS

Ponte sobre o córrego da Figueira garante segurança a moradores do município de Coxim

Programa "Mais Pontes" garante até o final de 2022, 163 pontes na maioria dos municípios de Mato Grosso do Sul

17 MAI 2021 - 09h:00 Por Redação/ Talyta Rodrigues
Ponte no município de Coxim trás alívio para moradores da região Ponte no município de Coxim trás alívio para moradores da região - Foto: Divulgação

O programa “Mais Pontes”, realizado pelo Governo do Estado, garantiu mais uma ponte aos moradores de Mato Grosso do Sul. Desta vez foi no município de Coxim, na região do Mané Manco.

Há seis meses a ponte de madeira deu lugar a nova ponte de concreto, garantindo a segurança de moradores e motoristas que trafegam diariamente pelo local.

Funcionário de uma fazenda, Vagner de Souza, mora na região desde criança e conta que a ponte faz parte de seu trajeto para o trabalho, agora com uma nova instalação se sente mais seguro na hora de atravessá-la.

“Agora a gente se sente mais seguro, toda vez que passava pela ponte ficava um pouco tenso, e mesmo sendo de moto, que o peso é menor, a gente sente medo, pois realmente a ponte estava acabada, era perigosa. Agora é diferente, tem segurança e ficou boa para o acesso de caminhões, que trafegam no local com carga de gado ou de grãos”.

A população relata que a estrutura era uma reivindicação muito antiga principalmente pelo perigo que muitos caminhões enfrentavam na hora de transitar pela ponte — localizada em uma estrada vicinal-, que liga a BR-359 ao município de Pedro Gomes.

“Quando o rio estava cheio, não tinha como passar. Tinha que voltar para trás, principalmente carro pequeno e moto. Caminhão ainda tentava, mas também era perigoso. Era difícil!", contou Valdeci Jorge da Rocha, morador da região há 38 anos.

Acidentes

A antiga ponte de madeira, por diversas vezes esteve interditada devido a sua precariedade, oferecendo risco de acidentes e trazendo insegurança aos moradores. 

Valdecir relata que em 2014, a ponte cedeu ao não aguentar o peso de um caminhão carregado de milho, o que resultou na morte de três pessoas: do motorista e duas crianças.

Ele lembra que foi um dia muito marcante e triste para todos da região.  

“Um amigo passou pouco depois do acidente e nos avisou, mas não deu tempo de nada, de salvar ninguém. Foi muito triste ver aquela cena, em um local que faz parte do nosso dia a dia. Mas agora não tem mais perigo, pois era essa a segurança que nós precisávamos, da ponte ser de concreto e não ter mais acidentes. É um sonho realizado e um alívio.”

Projeto

A ação "Mais Pontes" faz parte do programa "Governo Presente", realizado pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. Cerca de R$200 milhões foram investidos neste projeto, garantindo sua permanência até o final de 2022.

De acordo com o governador Reinaldo Azambuja, dentro de seus dois mandatos serão entregues 163 pontes de concreto na maioria dos municípios. 

Em seu primeiro mandato foram construídas cerca de 100 estruturas, e na atual gestão, projetadas 63 pontes.

A nova estrutura conta com 40 metros de extensão e 6 de largura e seu investimento foi de R$1 milhão. 

Alicia Miyashiro - Correio do Estado 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar