Coxim

Projeto Adote um Bichim Coxim faz rifa em prol da castração de animais abandonados

2 JUL 2021 - 22h:20 Por Talyta Rodrigues *
Rifa show de prêmios Rifa show de prêmios - Foto: Divulgação

O projeto Adote um Bichim Coxim nasceu em meados de abril de 2013. Tudo começou com duas voluntárias, Adriana de Freitas e Márcia Altafini, que estavam dispostas a ajudar na adoção e castração de animais em situação de abandono.

A primeira ideia foi de conseguir fundos através de uma rifa. Deste modo, o projeto teria o dinheiro em caixa pra ajudar os animais.

O projeto nunca teve um abrigo próprio para os gatinhos e criamos uma rede de voluntários que os acolhiam em suas casas como lares temporários até sua adoção. A ideia contagiou os amantes de felinos, e muitas pessoas passaram a contribuir com a causa.

Logo o projeto ganhou espaço na cidade e os pedidos de ajuda aumentaram consideravelmente. 

"Começamos castrando cerca de três animais por mês. Os valores de cada castração ficavam em torno de 150 reais. Sempre priorizamos ajudar os felinos que sofrem preconceito e constante abandono principalmente pelas crias seguidas", disse Márcia Altafini, uma das voluntárias do projeto.

Atualmente, o projeto paga valores menores, cerca de 120 reais por castração.

Márcia Altafini, coordenadora do Projeto Adote um Bichim Coxim. (Foto: Arquivo Pessoal)

Como as contas aumentaram, devido as castrações serem a única maneira de acabar com os abandonos, Márcia e Adriana decidiram criar uma feira de roupas usadas. As peças novas e usadas são doações de pessoas que se solidarizam com a causa e eram vendidas em locais públicos de Coxim. A ideia foi excelente e se tornou uma nova forma de gerar renda para o projeto. 

Hoje o brechó que ajuda os gatos funciona em um ponto fixo que foi cedido pra que o projeto continuasse seu trabalho voluntário. Assim o projeto continua a luta em prol das castrações, e já chegou a castrar em média 15 felinos por mês. De 2013 à 2021 cerca de 2 mil felinos foram amparados pelo projeto.

"Nossas rifas são parte importante pra manter as castrações em dia. Muitas pessoas que não tem condições de castrar seus animais, pegam as rifas pra vender e assim levantam o valor",  explicou Márcia, que além de voluntária coordena o projeto.

O projeto também tem muitas contas pendentes de animais socorridos com internações e tratamentos para as doenças que os acometem.

Pirata, foi resgatado das ruas com bicheiras o devorando vivo, chegou a perde um olho e parte do céu da boca, mas felizmente foi socorrido a tempo e hoje tem um lar. (Foto: Arquivo pessoal)

Pra quem deseja fazer parte desta luta, pode adquirir ou vender as rifas e também contribuir com doações de peças de roupas  novas ou usadas no Vida Mia Brechó, situado na Avenida Viginia Ferreira, 480.

O projeto pode ser acompanhado pelas redes sociais, no intagram @adoteumbichimcoxim, @vidamiabrecho e no facebook nas páginas Adote um Bichim Coxim e Vida Mia Brechó. Contato pra maiores informações: 9 9926-3872 Márcia.

*Com informações de Márcia Altafini

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar