Coxim

União de instituições quer fomentar as atividades rurais em Coxim

29 JUN 2021 - 15h:07 Por Redação/TR
União de instituições quer fomentar as atividades rurais em Coxim. União de instituições quer fomentar as atividades rurais em Coxim. - Foto: Divulgação/PMC

Uma reunião proposta pelo Prefeito Edilson Magro na segunda-feira (28), sugeriu as instituições que promovem o desenvolvimento econômico e social, o fomento das atividades rurais em Coxim.

A reunião que contou com representantes da Agraer, Cointa, Sebrae, Sala do Empreendedor, Secretaria de Desenvolvimento Social, Vigilância Sanitária e vereadores, teve o objetivo de unir esforços para a agricultura familiar e o desenvolvimento econômico rural através da produção local.

De acordo com o Prefeito Edilson Magro, existe por parte do Executivo municipal uma preocupação com o produtor rural, para este poder vender na cidade a sua produção de frutas, verduras, queijo e o abate animal, como o frango e o porco caipira: “É preciso desburocratizar para que o produtor rural possa vender seu produto na feira, na cidade, para ele poder ter a sua renda, para isso, estamos promovendo a união dessas instituições para ajudar o homem do campo”, destacou Edilson Magro.

O Secretário de Desenvolvimento Social Adilson Alves, defendeu a feira itinerante na cidade de Coxim, de forma que possa atender moradores de bairros mais distantes, além de contribuir com o produtor rural, que terá mais oportunidade de comercializar sua produção.

João Bosco engenheiro-agrônomo da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), defende uma parceria entre as instituições, principalmente, um convênio com a prefeitura para poder atender o produtor rural, o assentado, aquicultores, onde a agência pode contribuir com projetos, assistência técnica e pesquisa.

A Analista do Sebrae Kátia Müller lembrou de uma parceria que deu certo em Coxim, sendo a atual feira realizada na praça Antônio de Albuquerque, (antiga Concha Acústica), onde os produtores vendem suas produções todas as semanas. Falou do selo do SIM (Serviço de Inspeção Municipal Animal) que hoje é feito pelo Cointa (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do rio Taquari) e atende os 14 municípios. O serviço agora se chama SIMC – Cointa (Selo de Inspeção Municipal Consorciado), a vantagem para o produtor é que com o selo do Cointa, ele pode comercializar seus produtos em todos os municípios que fazem parte do consórcio, antes só podia vender no município o qual ele recebeu o selo.

Um trabalho unificado será realizado para levar informação dos serviços das instituições aos produtores rurais para alavancar a economia rural de Coxim.

Também participaram da reunião, Oscar Camy, Carlos Roberto Sanches e José Guilherme (Agraer), Giltevânio Borges (Sebrae), vereadores Vilmar Vendrusculo e Flávio Duarte, Roseli Vendrusculo (Sala do Empreendedor) Luiz Eduardo, Vergílio Gabriel de Aragão e Adão Carminatti (Vigilância Sanitária), Pedro Freitas e Cleiton Oliveira (Cointa).

Fonte: AssCom/Augusto Marques

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar