Coxim

Vereadores debatem em prol do não fechamento da unidade do JBS de Coxim

7 JUL 2021 - 09h:00 Por Redação/TR
Sede do Frigorífico JBS em Coxim. Sede do Frigorífico JBS em Coxim. - Foto: Valdeir Simão/Diário X

Os vereadores de Coxim estiveram reunidos novamente na manhã de terça-feira (6), em mais uma Sessão Ordinária online, para dar continuidade aos trabalhos da Casa Legislativa. Na ordem do dia, foram abordados assuntos de interesse comunitário e, na pauta principal, a notícia do fechamento do frigorífico JBS de Coxim. Os vereadores debateram em busca de alternativas para esta problemática que pode ocasionar o desemprego de diversas famílias da região.

“Alguns funcionários não receberam o último mês e estão sem receber essa semana. Sem contar aqueles que estão saindo sem direito ao seguro desemprego. Nossa região é pobre de emprego e muitas famílias dependem dessa renda. Peço o apoio de todos da Casa para que essa demanda não seja só uma briga municipal. Precisamos do apoio dos deputados, senadores, que tiveram votações expressivas em 2018 na nossa cidade, sem mesmo ter pisado os pés em Coxim anteriormente. A JBS renovou o aluguel da planta por mais três anos e tive o conhecimento que será bem difícil a reabertura. Então pedimos a liberação da planta, para que outros empresários possam assumir e investir na nossa cidade”, questionou o vereador Marcinho Souza (PSB).

O vereador Carlos Henrique (MDB) também lamentou a suspensão das atividades na cidade e a falta de clareza do grupo em fornecer mais informações.

“O grupo JBS vem pisoteando, faltando com a verdade e falta de informações. Estamos empenhados sobre o assunto e o grupo não nos dá respostas convincentes. E aquilo que não queríamos está acontecendo”, criticou.
Empregando mais de 200 famílias, além de inúmeros trabalhadores indiretos, o fechamento da unidade do Frigorífico JBS em Coxim preocupa o plenário desde o começo da gestão, já tendo havido encaminhamento de Indicação Coletiva assinada pelos 13 vereadores solicitando intervenção junto ao Governo do Estado e ao frigorífico JBS para que mantivesse a unidade.

O presidente da Câmara, William Meira (PSDB), lembrou que esteve recentemente em agenda em Campo Grande com lideranças políticas para buscar uma solução para este problema.

“Todos os vereadores estão empenhados nessa causa, desde o início do nosso mandato. Não tem faltado esforços da nossa classe política. Ontem estive na capital, acompanhando o prefeito Edilson Magro, numa extensa agenda onde o assunto principal foi o frigorífico da JBS de Coxim. A pedido do prefeito Edilson, o secretário de Meio Ambiente, Jaime Verruck, esteve em contato direto com a diretoria do JBS em São Paulo; conversou com eles, fez diversas propostas, e chegaram a cogitar algumas alternativas para manter o frigorífico aberto em nosso município, por exemplo: transformar/adaptar o frigorífico para abate de matrizes suínas”, explicou Meira, que ainda completou:

“O Executivo municipal tem buscado alternativas para esgotar ao máximo todas as possibilidades de manutenção desses empregos, extremamente importantes para nossa população e para a economia do nosso município. Então, perder essa unidade representa um prejuízo muito grande para nossa gente”.

Os vereadores Flávio Duarte (PP), Abilio Vanelli (PT), Jeferson Aislan (Solidariedade) e Ângelo Gari (DEM) também se propuseram em ajudar na causa e buscar apoio para solucionar a questão. O vice-presidente da Câmara, Ademir Peteca (Solidariedade), recomendou buscar novas alternativas sem ficar dependente apenas do frigorífico para geração de empregos em Coxim.

“Não podemos ficar só dependendo do frigorífico JBS. Precisamos buscar outras vias junto ao executivo municipal para trazer investimentos e geração de empregos para o município. Algumas coisas já estão encaminhadas. O IFMS, por exemplo, já apresentou um projeto interessante no setor de piscicultura. Precisamos dar mais atenção à isso”, disse o vereador Ademir Peteca.

Acompanhe - A população pode acompanhar a transmissão ao vivo da sessão ordinária todas terças-feiras, às 8 horas, pelo Facebook (https://www.facebook.com/camaradecoxim) da Casa de Leis.

Fonte: Assessoria CMC

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar