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Emissão do novo RG em MS deve começar em 2020, diz secretário

27 NOV 2019 - 13h:47 Por Redação
Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira - Foto: Valdenir Rezende/Correio do Estado

A emissão da nova versão da Carteira de Identidade, também conhecida como Registro Geral (RG), deve começar em 2020, segundo o titular da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Antônio Carlos Videira. “No início do próximo ano, devemos disponibilizar. Dependemos ainda da Casa da Moeda emitir os espelhos no novo modelo”, afirmou, durante a inauguração da Penitenciária Estadual Masculina de Regime Fechado da Gameleira.

A nova carteira de identidade contém mais informações, como registros do título de eleitor, numeração da Carteira de Trabalho e Previdência Social, certificado militar, Carteira Nacional de Habilitação, documento de identidade profissional, carteira nacional de saúde e números de NIS/PIS/Pasep. Também poderá ser incluído o nome social sem a necessidade de alteração no registro civil.

Sobre a fila para emissão do RG, conforme noticiou o Correio do Estado na edição de hoje, Videira explicou que a Casa da Moeda está atrasando o envio de papel-moeda para a empresa contratada pelo estado para emitir o documento. “Estamos mantendo o agendamento e a captura de imagens e de dados. Todavia, a emissão depende do papel-moeda”, disse. Com esse atraso e o crescimento da demanda para a expedição, o serviço só deve ser regularizado em 2 de dezembro.

Atualmente, 11 mil pessoas aguardam pela emissão da Carteira de Identidade. Desde o início do mês de novembro a Sejusp está sem o material, que é fornecido exclusivamente pela Casa da Moeda do Brasil. Apesar de não suspender os agendamentos para emissão do documento, a impressão do RG não é realizada. Com isso, quem precisa do documento vai ter de esperar, pelo menos, até dezembro.

Em média, o cidadão aguarda por uma semana para receber o RG, após realizar a coleta de dados. Com a falta de material, os servidores dos postos de identificação estão agendando a retirada do documento após a segunda quinzena de dezembro.

Fonte: Correio do Estado - Adriel Mattos e Bruna Aquino

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