Estado MS

Governo de MS faz força-tarefa no combate a incêndios florestais na região de Alcinópolis e Costa Rica

12 SET 2020 - 22h:00 Por Redação / EC
Governo reúne força-tarefa no combate a incêndios florestais na região de Alcinópolis e Costa Rica Governo reúne força-tarefa no combate a incêndios florestais na região de Alcinópolis e Costa Rica - Foto: Antônio dos Reis

Uma força-tarefa feita pelo governo de Mato Grosso do Sul no combate aos incêndios florestais que atingem o Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari e propriedades rurais dos municípios de Alcinópolis e Costa Rica se intensificou na sexta-feira (11).

O fogo começou no município de Alto Taquari (MT) e atingiu a região norte da Unidade de Conservação na quarta-feira (9).
Conforme o órgão, até a noite de sexta-feira (10), um total de 8.875 hectares já haviam sido queimados pelas chamas, sendo 4,5 mil hectares dentro da área do Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari e os pouco mais de 4 mil restantes, dentro de propriedades rurais vizinhas à Unidade de Conservação.

A força-tarefa é integrada pela Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar(Semagro), o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, além do apoio do ICMBio, as prefeituras municipais de Alcinópolis e Costa Rica e das indústrias do setor de bioenergia instaladas na região.

De acordo com o secretário da Semagro, Jaime Verruck, na manhã de sábado (12) ele reforçou sobre os incêndios na região do Pantanal e informou que a cidade de Corumbá totalmente coberta por fumaça oriunda do Norte de Mato Grosso do Sul.

“Em Alcinópolis, estamos com duas aeronaves operando, com Corpo de Bombeiros, o apoio do setor de bioenergia da região, as duas prefeituras no intuito de controlar o incêndio que atingiu o Parque as propriedades rurais vizinhas”, comentou.

Conforme o diretor-presidente do Imasul, André Borges, que acompanha os trabalhos, “o ICMBio disponibilizou brigadistas que estavam combatendo no Parque Nacional das Emas. São duas equipes com 8 brigadistas no total. A Sanesul também disponibilizou um caminhão pipa para auxiliar no combate ao fogo”, explicou.

Ainda de acordo com o diretor-presidente do Imasul, os trabalhos consistem na confecção de aceiros para cercar as chamas. Em alguns casos, em virtude da condição severa de tempo e clima (estiagem grave), ventos fortes; o fogo ultrapassa os aceiros: “O fogo está concentrado nas regiões dos morros e furnas, o que dificulta o combate direto das equipes em terra. Solicitamos o apoio ao CMO para que o batalhão do Exército em Coxim auxilie no combate”, informou André Borges.

Uma viatura da Defesa Civil do Estado, com equipamentos de comunicação e sopradores foi enviada para auxiliar nos trabalhos das equipes de combate em Costa Rica e Alcinópolis. “A melhora da comunicação proporciona uma coordenação mais eficiente no combate. É fundamental ter boa comunicação em um local onde várias frentes de combate estão lançadas”, finalizou o diretor-presidente do Imasul.

Fonte: G1

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar