Estado MS

Quatro chapas concorrem com a atual reitoria da UFMS; conheça os novos candidatos!

26 JUN 2020 - 10h:00 Por Paulo Ricardo
Os quatro candidatos concorrem a uma vaga na reitoria com o atual reitor da UFMS, que tenta a reeleição Os quatro candidatos concorrem a uma vaga na reitoria com o atual reitor da UFMS, que tenta a reeleição - Fotos: Lattes

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em meio a uma pandemia do novo coronavírus (Covid-19), precisa escolher uma nova Reitoria, onde as tradicionais urnas serão substituídas por um sistema de votação On-line que será administrado pela Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação (AGETIC) da própria universidade. O atual reitor Marcelo Turine e a vice-reitora Camila Ítavo tentam a reeleição.

Diferente das eleições de 2016, quando apenas duas chapas concorreram, este ano são cinco chapas

O mandato da atual gestão vence em 26 de outubro de 2020, sendo assim, o Conselho Universitário da UFMS tem até o dia 24 de agosto para aprovar e encaminhar a lista tríplice para o Ministério da Educação (MEC), após homologação pelo Colégio Eleitoral.

Os novos candidatos

Quem são as quatro duplas que concorrerão aos cargos de reitor e vice-reitor, junto com a chapa da atual gestão, que tenta a reeleição:

CHAPA 1

Elizabeth Maria Azevedo Bilange (Reitora)

Foto: Lattes

Licenciada em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1991) com mestrado em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo-USP (2002). Doutorada em Letras, Literatura Portuguesa, pela Universidade de São Paulo-USP (2007). Atualmente é professora da Faculdade de Ciências Humanas da UFMS. Foi assessora da Reitoria da UFMS e Professora do Curso de Letras da UFMS-CPAN. Atuou como professora e tutora da do Ensino à distância da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal e professora titular em Língua Portuguesa e Comunicação e Expressão da Faculdades Estácio de Sá de Campo Grande. Atuou como professora na rede de Ensino Fundamental e Médio de Campo Grande (Fonte: http://lattes.cnpq.br/2473292366326597).

Lucilene Machado Garcia Arf (Vice-Reitora)

Foto: Lattes

Doutorado em Teoria da literatura - UNESP, São José do Rio Preto. Mestrado em Estudos literários - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Graduação em Letras. Especialista em Língua e cultura espanhola pela Universidade Complutense de Madrid. Professora Adjunta/UFMS, Coordenadora do Laboratório LIFROS: Projeto de Pesquisa "Literatura, Fronteira e Sociedade"; Projeto de Extensão "Orelha de livro: Literatura em Cena"; Projeto Institucional de Extensão "Projele: línguas estrangeiras". Coordenadora do Projeto de Extensão Escolas Culturais de Fronteiras (UFMS). Professora no Programa de Mestrado em Estudos Fronteiriços, Linha "Ocupações e identidades fronteiriças". Experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura e Teoria Literária, Formação de professores, linguística, atuando principalmente com as seguintes temáticas: Tradução, Literatura brasileira e espanhola, Prática de ensino de língua espanhola, Estágio, Língua espanhola e temas relacionados com as áreas de educação e fronteira (Fonte: http://lattes.cnpq.br/7004208535243731).

CHAPA 3

Lincoln Carlos Silva de Oliveira (Reitor)

Foto: Lattes

Possui Graduação em Química - Licenciatura, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (1989), Mestrado (1992) e Doutorado (1995) em Química, área de concentração Química Analítica, pelo Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho - IQ - UNESP, Campus de Araraquara. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química - Nível Mestrado e Doutorado da UFMS e Coordenador Local do Programa Multiinstitucional de Doutorado em Química - UFG, UFMS, UFU no biênio 2011/2012. Atualmente é professor Associado II e Diretor do Instituto de Química da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - INQUI / UFMS. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: Termogravimetria-Termogravimetria Derivada - TG/DTG, Calorimetria Exploratória Diferencial - DSC, Análise Térmica Diferencial - DTA, Analise Dinâmico Mecânica - DMA, de biocombustíveis, materiais poliméricos, inorgânicos e organometálicos (Fonte: http://lattes.cnpq.br/1244815830164728).

José Antonio Menoni (Vice-Reitor)

Sem Foto no Lattes

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1983), mestrado em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Atualmente é professor adjunto-IV do quadro efetivo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Mecânica dos Corpos Sólidos, Elásticos e Plásticos, atuando principalmente nos seguintes temas: matrizes, boundary element methods, acoustics, linguistica e eigvalues (Fonte: http://lattes.cnpq.br/7453081301783974).

CHAPA 4

Augustin Malzac (Reitor)

Foto: Lattes

Professor Associado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Amazonas (1988), Mestrado em Medicina (Ortopedia, Traumatologia e Reabilitação) pela Universidade de São Paulo (2002) e Doutorado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2008). Pesquisador da área de Biomateriais e Lesão Raqui Medular. Diretor do Curso de Pós-Graduação em Cirurgia da Coluna Vertebral do Hospital Universitário da UFMS. Co-Diretor do Serviço de Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia (Fonte: http://lattes.cnpq.br/0952681570490657).

Marta Rios Alves Nunes da Costa (Vice-Reitora)

Foto: Lattes

Possui doutorado em Ciência Política - New School for Social Research (2006) com uma tese intitulada 'Redefining Individuality - Reflections on Kant, Adorno and Foucault'. A sua tese foi publicada em 2011 pela Húmus Editora (Portugal). As suas áreas de especialização são Ética, História da Filosofia Política, Teorias da democracia e estudos feministas. É professora adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, onde ministra aulas de graduação do curso de Filosofia da Faculdade de Ciências Humanas, e aulas de pós-graduação no âmbito do Mestrado Profissional em Filosofia. É Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação de Filosofia da Unioeste. É professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação de Ensino de Ciências na UFMS. É líder do grupo de pesquisa "Grupo de Estudos Democráticos" (CNPQ). É presidente da Comissão de Ética. Atualmente desenvolve um projeto de pesquisa intitulado Direito à rebelião Reflexões críticas a partir do legado da história da filosofia política, com apoio do CNPQ. Publicou recentemente dois livros: o primeiro, intitulado Os dilemas de Rousseau: natureza humana, política e gênero e perspectiva (Unijuí 2017); o segundo, intitulado Ensaios no Feminino (LiberArs, 2018). Em 2020 será publicado um novo livro, intitulado Representação: Variações de um Conceito (Ed. LiberArs) (Fonte: http://lattes.cnpq.br/0061251667497011).

CHAPA 5

Lídia Maria Lopes Rodrigues Ribas (Reitora)

Foto: Lattes

Doutora e Mestre em Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Realizou Pós-doutorado: na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra em Direito Público; na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa e em Ciências Jurídicas e Sociais, na Universidade do Museo Social da Argentina UMSA/IEAT - Instituto Educacional Almirante Tamandaré. Advogada e Economista, com graduação em Formação de Professores e em Administração de Empresas pela Universidade Católica Dom Bosco. Possui especialização em Elaboração e Análise de Projetos de Desenvolvimento Regional, pelo Centro de Treinamento Para o Desenvolvimento Econômico, IPEA-CENDEC; especialização em Metodologia do Ensino Superior, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; especialização em Análise de Sistemas, pela CTIS Informática e Sistemas Ltda; especialização em Direito Civil e Empresarial, pelas Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso. Tem experiência na área de Direito e Economia, com ênfase em Direito do Estado e Gestão Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: direito tributário, direito ambiental e constitucional, processo administrativo tributário, penal tributário, políticas públicas, monitoramento e avaliação. Pesquisadora e professora na graduação e no Programa de Mestrado em Direitos Humanos da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Líder do Grupo de Pesquisas - Direito, Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável e pesquisadora no Grupo de Pesquisas - Tutela Jurídica das Empresas em face do Direito Ambiental Constitucional, ambos do CNPq. É membro do Centro de I&D sobre Direito e Sociedade - CEDIS (UNL), membro da Academia de Direito Tributário (ABDT), membro da Academia de Direito Processual do MS - ADP e associada ao CONPEDI - Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito. Avaliadora do MEC (banco de avaliadores do INEP). Atua como parecerista ad hoc para avaliação de eventos, revistas e de projetos científicos (Fonte: http://lattes.cnpq.br/6871754362505452).

Günter Hans Filho (Vice-Reitor)

Foto: Lattes

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1978), especialização em Hansenologia pelo Associação Brasileira de Hansenologia (1982), especialização em Residência Médica em Medicina Interna pela Universidade Federal do Paraná (1981), especialização em Residência Médica em Dermatologia pela Universidade de São Paulo (1983), mestrado em Medicina (Dermatologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1994) e doutorado em Medicina (Dermatologia) pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é Professor assistente nível IV da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossiam. Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Imunogenética. Atuando principalmente nos seguintes temas: Dermatose bolhosa, Fogo Selvagem, Pemphigus foliaceus, Auto-anticorpos, etiology (Fonte: http://lattes.cnpq.br/6911221212252462).

Reeleição

Marcelo Augusto Santos Turine (atual Reitor) e Camila Celeste Brandão Ferreira Ítavo (atual Vice-Reitora), já conhecidos da comunidade acadêmica, tentam a reeleição com a CHAPA 2.

Eleição

A eleição será via internet, no dia 17 de julho, onde os acadêmicos, técnicos administrativos e docentes votarão das suas residências, tendo em vista, o isolamento social causado pelo novo coronavírus. Segundo a UFMS, o sistema de votação On-line Helios possui características de sigilo, privacidade, rastreabilidade, integridade dos dados e apuração dos votos, sendo administrado pela AGETIC.

Entre as atividades da comissão, estão a homologação das candidaturas e a entrega do relatório final ao Colégio Eleitoral

A Comissão Executiva Central é responsável pelo Processo de Consulta à Comunidade Universitária para elaboração da lista tríplice que irá definir o próximo reitor(a) e vice-reitor(a) da UFMS. Cinco chapas participam do processo de escolha do novo reitor e vice para a gestão 2020-2024.

O processo

O processo de escolha dos dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior é regulamentado pelo Decreto 1.916, de 23 de maio de 1996, nos termos da Lei 9.192, de 21 de dezembro de 1995. A lista tríplice dos nomes para o cargo de reitor e todo o processo de consulta à comunidade universitária devem ser encaminhados ao Ministério da Educação (MEC) até sessenta dias antes de final do mandato.

A Resolução COUN 31, de 8 de maio de 2020, publicada no Boletim Oficial da UFMS, estabelece as normas para o Sistema de Votação Eletrônica, intitulado e-Votação UFMS, para todos os cargos, desde coordenador a reitor, permitindo que servidores e estudantes participem dos processos eleitorais por meio da internet, para o envio remoto do voto.

O que é Reitoria?

É o órgão executivo que administra, dirigindo, coordenando e superintendendo todas as atividades universitárias.

A Reitoria funciona como órgão executivo da administração central e apoia-se numa estrutura organizacional composta de:

- Vice-Reitoria;
- Gabinete do Reitor;
- Secretaria Especial de Comunicação Social e Científica (Secom);
- Secretaria Especial de Avaliação Institucional (Seavi);
- Secretaria Especial de Educação a Distância e Formação de Professores (Sedfor);
- Procuradoria Jurídica (Projur);
- Pró-Reitoria de Administração e Infraestrutura (Proadi);
- Pró-Reitoria de Graduação (Prograd);
- Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp);
- Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes);
- Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece); e
- Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (Proplan).

O cargo de Reitor(a) é exercido por um(a) professor(a) nomeado(a) na forma da lei para executar as decisões dos órgãos colegiados superiores da Universidade:

- Conselho Universitário (Coun);
- Conselho Diretor (CD); e
- Conselhos de Ensino, de Pesquisa, de Pós-graduação e de Extensão, Cultura e Esporte.

O reitor responde administrativamente e juridicamente por todos os atos no âmbito da Instituição. Isso inclui o ordenamento de despesas sendo responsável perante o Ministério da Educação e o Tribunal de Contas da União por gerir o terceiro maior orçamento do Estado. O reitor é responsável também por aproximar a Universidade da comunidade, por meio de convênios e parcerias com outros órgãos e instituições.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar