Estado MS

Reunião pode suspender as atividades acadêmicas na UFMS e demais IES de MS

16 MAR 2020 - 09h:46 Por Paulo Ricardo
Campus de Coxim da UFMS Campus de Coxim da UFMS - Foto: Paulo Ricardo - Diário X

Os reitores das instituições que compõem o CRIE-MS (Conselho de Reitores das Instituições Federais de Ensino Superior) de Mato Grosso do Sul se reúnem nesta segunda-feira (16), às 14h, com o Governo do Estado para alinhar e discutir os procedimentos adotados para a prevenção do coronavírus (Covid-19) nas Universidades e tomarem decisões conjuntas e integradas.

Algumas Universidades Federais de outros Estados também confirmaram a manutenção das atividades acadêmicas e administrativas, como foi o caso da UFRGS, entretanto, no domingo (15) divulgou novo comunicado, suspendendo as aulas de 16 de março a 05 de abril

“A Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) comunica que, diante do cenário de transmissão do novo coronavírus (Covid-19), estão suspensas, entre os dias 16 de março e 5 de abril, as aulas da graduação e da pós-graduação (lato sensu e stricto sensu). O andamento das atividades administrativas e operacionais será avaliado e equacionado entre a Administração Central e as diferentes instâncias da Universidade, com a possibilidade de aplicação da modalidade de trabalho remoto. As atividades essenciais serão preservadas [...]”.

Na sexta-feira (13) o reitor Marcelo Turine assinou a portaria nº 394 que trata sobre as medidas de proteção para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do coronavírus no âmbito da Universidade. Entre as medidas, que entraram em vigor hoje (16), estava manter o Calendário Letivo e as atividades administrativas normalmente.

Reunião

A iniciativa está sendo conduzida pelo presidente do CRIE, Marcelo Turine (reitor da UFMS), que em todos os momentos declara a importância estratégica de seguir os procedimentos da Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Educação e Ministério da Saúde, além do alinhamento com os governos estadual e municipal.

“A situação necessita de decisões consensuais e uma somatória de esforços quanto à imensa preocupação da continuidade das atividades letivas. Precisamos ter uma uniformidade das decisões para tranquilizar nossa comunidade universitária de que estamos tendo todo o cuidado nesse momento tão difícil para o nosso estado e país, em decorrência de um panorama que atinge todo o mundo”, afirmou Turine.

Além da UFMS, já confirmaram presença os reitores do IFMS, Elaine Borges Monteiro Cassiano; UCDB, Pe. José Marinoni; UEMS, Laércio Alves de Carvalho; Uniderp, Taner Bitencourt e UFGD, Mirlene Ferreira Macedo Damázio na reunião com o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Corrêa Riedel, e o secretário de Estado da Saúde, Geraldo Resende Pereira.

Desde o mês passado, os reitores do CRIE têm conversado e intensificado as medidas de prevenção e contenção da doença, por meio da implementação de Comitês Operativos de Emergência do Covid-19 e definição de protocolos e notas técnicas com orientações para os profissionais, professores, técnicos e estudantes.

Acesse o canal de comunicação ufms.br/coronavirus e acompanhe todas as informações e orientações da campanha UFMS contra o coronavírus.

Fonte: UFMS - Rose Pinheiro

Saiba Mais

UFMS não vai suspender atividades acadêmicas e administrativas

O povo brasileiro vai pagar caro pela descentralização das ações contra o coronavírus

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar