Mundo

Após protestos, veículos voltam a circular na fronteira entre Bolívia e Corumbá

Fronteira estava fechada para circulação de ve

10 AGO 2022 - 06h:10 Por Redação/PL
Foto: Diário Corumbaense Foto: Diário Corumbaense

Após 48h de protesto, a fronteira da Bolívia com Corumbá foi reaberta no final da tarde desta terça-feira (9). A fronteira estava fechada para tráfego de veículos desde o dia 25 de julho, podendo circular apenas pedestres.

Segundo o site Diário Corumbense, A mobilização aconteceu em protesto ao adiamento do Censo Demográfico para contagem da população e moradias. Alegando questões técnicas, o governo federal adiou o levantamento, de novembro de 2022 para 2024, o que, para os manifestantes é um prejuízo ao país, principalmente ao departamento de Santa Cruz de La Sierra.

Em entrevista ao site, o presidente do Comitê Cívico da Província Germán Busch, Marcelo Moreira, disse que o segundo Paro Cívico se encerra, mas nos próximos dias, o Comitê Pró Santa Cruz vai determinar novas ações se o governo não se comprometer a realizar o censo até o primeiro semestre de 2023. 

“Uma assembleia deve ser realizada com todas as instituições que participam do Paro Cívico e, aí, as novas medidas devem ser informadas, mas creio que a decisão será por uma paralisação por tempo indeterminado, pois o governo não se manifesta diante da nossa reivindicação”, explicou.

Entenda o motivo do Censo
Ainda conforme o Diário Corumbaense, o último Censo Demográfico foi realizado em 2012, e de lá para cá, muita coisa mudou. Os manifestantes ponderam que Santa Cruz, conforme o último levantamento, tinha 2 milhões de habitantes, desde então, a população cresceu, principalmente com a migração de pessoas de outras cidades e departamentos da Bolívia, que optaram por viver lá. A não realização do Censo afeta diretamente no repasse de verba pública para investimentos, políticas sociais, que deveria ser de acordo com o número de pessoas que vivem no departamento.

Ainda conforme os manifestantes, se o Censo for realizado em 2024, o resultado legal vai sair em 2026, o que consideram um atraso de 20 anos na contagem populacional, que afeta também o setor político. Santa Cruz hoje tem 28 deputados, com 2 milhões de habitantes; com 4 milhões, pode chegar a quase 48 na Câmara Federal.

Elizeu Ribeiro - TopMídiaNews 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar