Mundo

Aviões com brasileiros para quarentena na Base Aérea de Anápolis/GO devem chegar no domingo

7 FEV 2020 - 17h:26 Por Redação
Conheça por dentro a aeronave que cumpre a missão de repatriação dos brasileiros em Wuhan, na China, e trazer para Anápolis, Goiás Conheça por dentro a aeronave que cumpre a missão de repatriação dos brasileiros em Wuhan, na China, e trazer para Anápolis, Goiás - Foto: Divulgação / Ministério da Defesa

Diplomatas da Embaixada do Brasil na China que participam da operação de repatriamento dos brasileiros em Wuhan em meio ao surto do novo coronavírus relataram à GloboNews nesta sexta-feira (7) o que viram na cidade chinesa.

Imagens gravadas pelos diplomatas mostram as ruas da cidade vazias

Em um prédio, uma imagem projetada diz: "Força, Wuhan". O diplomata brasileiro João Batista do Nascimento Magalhães explicou as medidas restritivas adotadas pelas autoridades de Wuhan.

"É obrigatório aqui na cidade o uso de máscaras. Ninguém pode andar na rua sem autorização. Os carros não podem se mexer se não tiverem uma autorização especial do governo", relatou.

Magalhães também disse que os brasileiros estão tranquilos com a repatriação, sobretudo após semanas de incertezas em território chinês.

"Eles estão muito calmos, muito aliviados pela ajuda que estão recebendo e com o fato de poderem voltar ao Brasil nesta situação complicada. E alguns estão assustados com a situação que precisaram enfrentar até agora: o surto, a gripe e o fato de terem ficados presos em casa durante várias semanas, alguns deles."

"Mas em geral eles estão muito calmos, muito aliviados por terminarem o pesadelo deles aqui", completou.

Os aviões com os repatriados em Wuhan devem chegar no domingo ao Brasil, na Base Aérea de Anápolis/GO. Lá, eles devem passar por quarentena de 18 dias.

Quem embarcará em Wuhan

- 34 brasileiros ou parentes de brasileiros (incluindo três diplomatas brasileiros)

- 4 poloneses em Wuhan (desembarcarão na escala na Polônia)

- 1 chinesa (desembarcará na escala na Polônia)

- 1 indiana (desembarcará na escala na Polônia)

Itinerário previsto

13h30 da sexta (7) – chegada a Wuhan (China)

17h30 da sexta (7) – saída de Wuhan com destino ao Brasil

Escala em Varsóvia (Polônia)

Escala Las Palmas (Espanha)

17h30 de sábado (8) – entrada no espaço aéreo brasileiro

Escala em Fortaleza (CE)

0h de domingo (9) – chegada a Anápolis/GO

*Horários de Brasília

O que será oferecido aos repatriados na quarentena

- 6 refeições diárias: café, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia (acompanhados por nutricionistas)

- Videogame, brinquedoteca, jogos, biblioteca, apresentação de bandas militares

- Internet, TV a cabo, frigobar, geladeira sem itens alcoólicos

- Serviço religioso

- Emergência odontológica

- Apoio psicológico e pedagógico

Além disso, eles serão submetidos a:

- 3 monitoramentos diários de saúde, feitos pela Secretaria de Saúde de Goiás

Quartos

O Ministério da Defesa informou que, na chegada a Anápolis, as duas aeronaves ficarão em filas e as portas serão abertas ao mesmo tempo. Os repatriados descerão e serão levados em ônibus para área restrita.

Os repatriados ficarão na área restrita composta por 40 suítes, onde, caso preciso, receberão atendimento médico. A FAB informou que cada quarto terá o nome de seu ocupante, recebido por um cartão de boas-vindas, acompanhado de uma cesta com frutas e doces.

Os repatriados passarão por uma palestra no domingo, com explicações sobre o dia a dia da quarentena. A intenção é que seja escolhido um “síndico” no grupo de brasileiros.

Os repatriados terão, segundo o governo, "total de liberdade” para utilizar as redes sociais, mas haverá uma “sugestão de horário de recolhimento”.

Militares

A FAB explicou que os militares que trabalham diretamente nos voos ficarão em quarentena junto com os brasileiros que voltaram da China. Trabalham nas aeronaves, por exemplo, oito comissários.

Em casos como o dos pilotos, os médicos avaliarão se o militar teve contato direto com os passageiros resgatados, com a possibilidade de a quarentena ser feita em casa.

“A infectologia vai identificar o piloto, por exemplo. Se ele teve um contato não total com um desses pacientes, ele poderá, em função de exames que terão de ser feitos, ser liberado, ser feito monitoramento como é feito em toda rede de saúde em casa”, disse o brigadeiro Damasceno.

Bolha

As aeronaves da FAB receberão um “sistema de bolha”, que será usado para aumentar o isolamento de passageiros em caso de sintomas de coronavírus durante o voo.

Damasceno explicou que o sistema é o mesmo utilizado para transportar feridos do incêndio da boate Kiss, em 2013, da cidade de Santa Maria (RS) para Porto Alegre.

Fonte: GloboNews

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar