Mundo

China anuncia permissão para casais terem até 3 filhos

Política do filho único foi introduzida em 1979 na China

31 MAI 2021 - 15h:20 Por Redação/ Talyta Rodrigues
Recém-nascidos em maternidade chinesa   (Sheldon Cooper/SOPA Images/LightRocket via Getty Images) Recém-nascidos em maternidade chinesa (Sheldon Cooper/SOPA Images/LightRocket via Getty Images)

A agência de notícias estatal Xinhua informou na segunda-feira (31), que governo da China permitirá que casais tenham até três filhos, como tentativa de evitar uma crise demográfica.

A medida faz parte da mais recente flexibilização das políticas rígidas de planejamento familiar do país. A liderança do Partido Comunista chinês tomou a decisão em uma reunião hoje, disse a mídia estatal, em uma medida destinada a combater o envelhecimento da população do país. A Xinhua não informou quando a nova política será implementada.

A decisão ocorre apenas três semanas depois de Pequim publicar seu censo de 2020, que mostrou que a população da China estava crescendo ao ritmo mais lento em décadas.

De acordo com o Escritório Nacional de Estatísticas da China, a população cresceu apenas 5,38% na última década – a taxa de crescimento mais lenta desde, pelo menos, os anos 1960.

A política do filho único da China foi introduzida em 1979 e por mais de 35 anos limitou os casais a um único filho, enquanto o país tentava lidar com a superpopulação e reduzir a pobreza.

A economia da China cresceu muito nos últimos anos e suas necessidades demográficas mudaram. Hoje, o governo conta com uma grande força de trabalho jovem para sustentar altos níveis de crescimento econômico, em 2015 foi permitido dois filhos por casal.

Sarah Chaves com informações da CNN - JD1 News

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar