Mundo

Clarão rosa no céu intriga cidade da Austrália e revela plantação secreta de maconha

Luz emitida de uma fazenda de cannabis nos arredores de Mildura, no sudeste do país, causou espanto nos moradores.

25 JUL 2022 - 08h:10 Por Redação/PL
Moradores da cidade de Mildura ficaram confusos com um brilho rosa no céu. Moradores da cidade de Mildura ficaram confusos com um brilho rosa no céu. - Foto: Nikea Champion/via BBC

Quando um brilho rosa iluminou o céu da noite em uma cidade australiana nesta semana, a moradora Tammy Szumowski diz que se perguntou se o apocalipse havia chegado. 

"Eu estava apenas sendo uma mãe legal e me mantendo calma, dizendo às crianças: 'Não há nada com que se preocupar'", disse ela à BBC. 

"Mas, na minha cabeça, eu me perguntava: o que diabos é isso?" 

Era a luz emitida de uma fazenda de cannabis nos arredores da cidade de Mildura, no sudeste da Austrália. 

Mas, como outros moradores que ficaram atordoados, a mente de Szumowski inicialmente foi para outro lugar: uma invasão alienígena? Um asteroide? 

"Minha mãe estava no telefone, e papai no fundo dizia: 'É melhor eu me apressar e tomar meu chá porque o mundo está acabando'." 

"E a mamãe disse: 'Qual é o sentido de tomar seu chá se o mundo está acabando?'" 

Outra moradora, Nikea Champion, primeiro pensou que era uma lua vermelha realmente brilhante — antes de perceber que a luminosidade vinha do solo.

"Eu estava tendo um grande momento Stranger Things — eu estava tipo: Vecna? É você?", disse ela, referindo-se ao vilão da série da Netflix. 

Fazenda secreta exposta

A cannabis medicinal foi legalizada na Austrália em 2016, mas o uso recreativo da droga é proibido. 

Existem poucas instalações de cultivo, e suas localizações são secretas por razões de segurança — o que não é mais o caso desta fazenda. 

Luzes avermelhadas são usadas para ajudar a plantação a crescer. Normalmente, cortinas que bloqueiam a passagem de luz são arriadas ao entardecer.

Na quarta-feira, elas não funcionaram, revelou um porta-voz do fabricante Cann Group.

E, porque a noite estava nublada, as luzes criaram aquele efeito, que podia ser visto a quase uma hora da instalação. 

Szumowski disse que eles também "deram boas risadas". 

Apesar do pânico inicial, ela ficou impressionada com a beleza do show de luzes: "Acho que foi ótimo — eles deveriam fazer isso com mais frequência".

g1

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar