Mundo

Com Whatsapp fora do ar; saiba quais outros aplicativos usar

4 OUT 2021 - 18h:00 Por Redação/EC
Telegram é o aplicativo mais similar ao WhatsApp Telegram é o aplicativo mais similar ao WhatsApp - Foto: Divulgação

Com a instabilidade dos aplicativos de mensagens WhatsApp, Instagram, usuários não conseguem acessar contas desde às 12h desta segunda-feira (04). O Correio do Estado montou uma lista de aplicativos similares que podem ser uma alternativa. 

As redes sociais do Facebook, que incluem WhatsApp e Instagram, caíram em diversas partes do mundo. Além do Brasil, usuários de Portugal, Reino Unido, Índia e Estados Unidos também reclamam de instabilidade.

Um pico de queixas foi registrado pelo site Downdetector pouco depois das 12h nas três redes sociais -todas de propriedade do Facebook.

Perto das 13h, eram cerca de 44 mil reclamações contra o WhatsApp, 13 mil contra o Instagram e 6.700 contra o Facebook, de acordo com o Downdetector.

A instabilidade já levou o WhatsApp ao primeiro lugar nos assuntos do momento no Twitter. Em segundo, está o aplicativo de mensagens Telegram, concorrente do WhatsApp e, em terceiro, Zuckerberg (em referência a Mark Zuckerberg, presidente-executivo do Facebook).

As ações da empresa de Mark Zuckerberg registravam queda de 5,83% às 15h03 desta segunda (4), em um dia que já era complicado de forma geral no mercado financeiro. O Nasdaq, índice da Bolsa americana composto por empresas de tecnologia, recuava 2,38%.

Tanto os aplicativos quanto as versões desktop das redes apresentam instabilidade, assim como a página institucional do Facebook.

Confira a lista de aplicativos que podem ser uma solução para o momento: 

Telegram

Um dos mais conhecidos aplicativos de mensagens instantâneas, além do WhatsApp, é o Telegram.

Disponível tanto para o celular quanto na versão web, o Telegram tem como principal diferencial a possibilidade de grupos com até 200 mil integrantes.

Além disso, o mensageiro permite o envio de fotos, vídeos e arquivos sem restrição de tamanho.

Para baixar o Telegram no Google Play acesse aqui.  

Para baixar o Telegram no App Store acesse aqui.

O histórico de conversas não ocupa espaço na memória do celular

Além disso, o histórico de conversas não ocupa espaço na memória do celular, já que fica disponível na nuvem. A desvantagem do serviço está na quantidade de usuários, que ainda é inferior ao WhatsApp.

Skype

O Skype é um aplicativo mais utilizado para videoconferência, pois permite ligações de áudio e de vídeo gratuitamente. 

O programa permite o envio de mensagens de texto, fotos, chamadas de áudio e vídeo e compartilhamento de tela durante as videoconferências.

Assim como no WhatsApp, é possível conversar por meio de mensagens de texto instantâneas e realizar chamadas de vídeo individuais ou em grupo, de forma gratuita.

O Skype também permite o compartilhamento de fotos, sem limite de tamanho do arquivo.

Para baixar o Skype na App Stores acesse aqui!

Para baixar o Skype na Play Stores acesse aqui!

Signal

O Signal é um aplicativo gratuito, com versões para celulares e computadores, e é considerado um dos mais seguros quanto a proteção de dados.

A plataforma é semelhante aos demais aplicativos de mensagem instantânea.

O serviço permite conversas individuais e em grupo, com envio de fotos, vídeos e gifs animados. O app também uma funcionalidade em que as mensagens se autodestroem depois de um tempo.

O Signal também tem serviço de ligações, feitas via internet, totalmente gratuitas, e sem usar o custo do tráfego de dados.

O diferencial do aplicativo é que ele é totalmente criptografado, com chaves que protegem todo o conteúdo das conversas, que não são guardadas em servidores externos.

Para baixar o Signal na Play Store acesse aqui!

Para baixar o Signal na App Store acesse aqui!

Discord

O Discord é mais uma opção para conversas online. 

O aplicativo, disponível em diversas plataformas, é focado em conversas de texto e voz, mas tem algumas funções diferentes de outros mensageiros.

O Discord permite a criação de canais, emojis personalidos, chat de voz em grupo, chamada individual em grupo e jogos, envio de arquivos, entre outros.

O serviço é gratuito, mas tem uma versão paga, para quem deseja enviar arquivos maiores e vídeos com alta resolução.

Para baixar o Discord na Play Store acesse aqui!

Para baixar o Discord na App Stores acesse aqui!

Viber

O Viber é um aplicativo que permite realizar chamadas gratuitas para outras pessoas que tenha o app instalado, no celular ou computador, mas também tem como funcionalidade o envio de mensagens, fotos e vídeos.

De semelhança com o WhatsApp, no Viber é possível saber quando os contatos visualizaram as mensagens enviadas. 

Pela plataforma, o usuário pode criar grupos com até 40 contatos. Compartilhamento de locais e emoticons são permitidos nas conversas.

Não é possível, no entanto, o compartilhamento de contatos e o envio de mensagens de voz ou vídeos.

Para baixar o Viber na Play Store acesse aqui!

Para baixar o Viber na App Store acesse aqui!

Messenger

O Messenger é o mensageiro instantâneo e aplicativo que permite texto e vídeos.

O aplicativo é do Facebook e conecta os usuários da rede social, sincronizando-os no app, que funciona no celular e web.

Apesar de ser da mesma empresa, o mensageiro foi desagregado do Facebook em 2012, passando a ser um aplicativo separado, apenas para conversas, com envio de notificações.

A plataforma suporta envio de fotos, gifs e vídeos. Há funcionalidade de conversas em grupo ou privadas.

A empresa, no entanto, afirma que as informações do Messenger são coletadas, "para fornecer o serviço, aprimorar a experiência do produto e manter as pessoas seguras e protegidas".

Para baixar o Messenger na App Store acesse aqui!

Para baixar o Messenger na Play Store acesse aqui!

Correio do Estado MS - Thais Libni 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar