Mundo

Estado e Capital precisarão ter plano para conter avanço da varíola dos macacos

Plano de Contingência seguirá orientações da Nota Técnica do Agência Nacional de Vigilância Sanitária

4 JUN 2022 - 06h:03 Por Redação/EC
Capital e Estado precisarão implementar um Plano de Contingência casos de varíola dos macacos    Capital e Estado precisarão implementar um Plano de Contingência casos de varíola dos macacos - Foto: Divulgação

Após ser registrado o primeiro suspeito de varíola de macacos em Mato Grosso do Sul, o Ministério Público Estadual, por meio da 32ª Promotoria de Justiça de Saúde Pública, instaurou um processo administrativo determinando que a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande e a Secretaria de Estado de Saúde implementem um Plano de Contingência para o enfrentamento de possíveis casos de varíola dos macacos. 

Na determinação, o MP aponta que o Sistema Único de Saúde (SUS) é responsável por atuar nas ações de vigilância epidemiológica e instituir medidas de prevenção e controle das doenças. Além disso, lembra que a saúde é um direito universal e que precisa ser preservado pelas autoridades.

A promotora Daniella Costa da Silva, aponta ainda que a varíola dos macacos é uma doença que deixa a saúde pública global em alerta por apresentar casos confirmados em países não endêmicos e com possibilidade de surgimento de casos da doença no Brasil 

Diante disso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) formulou Nota Técnica com objetivo de orientar os serviços de saúde sobre a necessidade de implementar medidas de prevenção e controle da transmissão da varíola dos macacos. Dessa forma, o Plano de Contingência deve seguir as orientações da Agência de Vigilância. 

A MP ainda enviou ofício à Comissão de Saúde da Câmara Municipal, da Assembleia Legislativa e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MS).

Varíola dos macacos

A Monkeypox - varíola dos macacos - é uma doença causada pelo Monkeypox virus, encontrada na África Central e Ocidental com maior frequência. 

Sintomas

Os sintomas principais são cutâneos (da pele). Confira: 

-Lesões na pele

-Erupções no rosto, órgãos genitais e outras partes do corpo

-Febre

-Dor de cabeça

-Calafrio

-Exaustão

* Período de incubação é tipicamente de 6 a 16 dias, mas pode chegar a 21 dias 

Transmissão

A transmissão é semelhante a da Covid-19. Veja:

-Contato com pessoas ou animais infectados

-Secreções respiratórias

-Apertos de mão

-Contato com objetos contaminados

-Fluídos corporais

-Secreções de lesões de pele

* Quando as lesões desaparecem, a pessoa deixa de infectar outras pessoas

Tratamento

-Analgésicos

-Isolamento social

-Repouso

-Hidratação oral

* A doença tem cura pois o próprio sistema imunológico elimina o vírus

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar