Polícia

IFood tem nomes de restaurantes alterados com ataques políticos e antivacina

Aplicativo sofre com instabilidade por um possível ataque hacker

3 NOV 2021 - 11h:23 Por Redação/TR
Foto: Reprodução/Twitter

Na noite de terça-feira (2), o iFood, empresa de entrega de comidas líder na América Latina, exibiu os nomes de restaurantes alterados para ataques políticos. Ainda não é possível afirmar se houve invasão aos sistemas da companhia ou se foi realizado um trabalho interno.

Dezenas de relatos nas redes sociais mostram que restaurantes no aplicativo foram exibidos com palavras e frases como "Lula Ladrão" e "Bolsonaro 2022". Extrapolando até um certo "hackativismo", zombarias com Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro assassinada em 2018, e falsas alegações como "Vacinas Matam" também apareceram no app para milhares de usuários.

Em conversa com uma fonte anônima com conhecimento sobre a operabilidade interna do iFood, a possibilidade do problema ser um ataque interno é alta. Além disso, a empresa de entregas supostamente não armazena os dados de cartões de crédito de clientes, por isso, não seria necessária a remoção das informações no app.

Sobre a senha, também não é necessária a alteração até o momento. Contudo, ele em conta que você não tem sua conta do iFood replicada em outros serviços.

As informações são da TecMundo, que entrou em contato com a assessoria de imprensa do iFood para mais detalhes. Até agora, este é o posicionamento enviado: 

"Na noite de hoje, 2 de novembro, o iFood identificou que alguns estabelecimentos cadastrados na plataforma tiveram seus nomes alterados. Aproximadamente 6% dos estabelecimentos foram afetados. A empresa tomou medidas imediatas para sanar o problema e proteger os dados de restaurantes, consumidores e entregadores. Em investigações preliminares, a empresa informa que não há qualquer indício de vazamento da base de dados pessoais cadastrados na plataforma, tampouco de dados de cartão de crédito".

Gabrielly Gonzalez - JD1 News

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar