Política

Cenário político de São Gabriel do Oeste já apresenta nomes para a disputa eleitoral em 2020

26 JUL 2019 - 13h:43 Por Redação
Rosmar e Rogerio Rosmar e Rogerio - Foto: Reprodução

Com o aproximar do pleito eleitoral de 2020, alguns nomes começam a surgir no cenário político do município de São Gabriel do Oeste, oxigenando o contexto da política local.

Alguns nomes conhecidos que já tiveram cargos eletivos no município costumam polarizar o pleito municipal, porém alguns nomes novos até então poucos mencionados no meio político, andam surgindo movimentando assim o imaginário popular e as reuniões preparatórias.

Assim como já aconteceu nas eleições municipais de 2016, a câmara de vereadores do município que é um dos maiores espaços da democracia e materializa na sociedade o anseio indiscutível da população são-gabrielense, pode novamente ver nascer novas candidatura a prefeito para o próximo pleito eleitoral no ano que vem.

Na sessão da Câmara Municipal, realizada na terça-feira (16/07), e sabendo que há um espaço político a ser ocupado nas próximas eleições, dois vereadores da Casa, Rogério Rohr (PDT) e Rosmar Alves (PP), lançaram suas respectivas pré-candidaturas a prefeito em 2020, com o desafio de juntar lideranças políticas e começar a desenhar o cenário político do próximo ano.

Há quem goste desse treino eleitoral antecipadamente e quem só se apresenta mesmo ao soar do apito do juiz. Ambos compõem a diversidade de táticas do jogo da política. Sabendo que essa antecipação faz parte da dinâmica da política, na qual os políticos, como peças de xadrez, se movimentam a defender suas táticas de jogo, fomos conversar com os dois vereadores que apresentaram na Tribuna do Parlamento suas pretensões.

Rogerio Rohr (PDT)

Vereador Rogerio Rohr (PDT) Foto: Victor Currales

Um desses nomes é do produtor rural são-gabrielense, empresário e promotor de eventos Rogerio Rohr, que está em seu primeiro mandato como vereador, foi eleito com 908 votos e embora tenha sido eleito pelo PDT, está sendo convidado por outros partidos. Segundo ele, recentemente os números de uma pesquisa de consumo interno apontaram o reconhecimento de seu trabalho o que aumenta muito o seu compromisso com a população de São Gabriel do Oeste.

Ao ser questionado sobre a sua postulação, Rogério Rohr um dos mais atuantes vereadores da atual legislatura, afirmou que ela nasce praticamente por imperativo de consciência de que devemos fazer a nossa parte na busca da construção de uma cidade melhor, contribuindo para a edificação de uma sociedade mais justa e mais humana.

O parlamentar salientou também, que sua pré-candidatura é plural, pois conta com o apoio de um grupo de lideranças e cujo objetivos são de implementar junto com a equipe de governo, filtros para as demandas e conquista sejam realmente a necessária e contemple as reais necessidades da população como por exemplo um Conselho da Comunidade com representantes de vários segmentos sociais, que apontarão as necessidades de cada região da cidade.

Rogerio Rohr afirma que em suas caminhadas por todas as regiões da cidade como também na zona rural está tendo a oportunidade de se aproximar de pessoas que realmente o motivam a continuar na vida pública. Acredita que a mensagem chegou, e quando perguntam como vai ser em 2020? Ele tem respondido: Estou pronto, meu slogan é “Coragem para fazer e juntos somos mais fortes”, afirmou.

“A nossa pré-candidatura não nasce de objetivos financeiros e nem da subserviência a grupos econômicos poderosos ou fora dele. Precisamos de gente nova, dinâmica e com parcerias e visão de futuro assim, acredito que será fácil governar junto com uma equipe de servidores capacitados e gente que gosta de gente”, discursou Rogerio Rohr.

Rosmar Alves (PP)

Vereador Rosmar Alves (PP) - Foto Reprodução

Acreditando que está no momento de assumir um protagonismo político maior, e visando a eleição municipal do ano que vem, o vereador Rosmar Alves, também colocou seu nome à disposição do partido na condição de pré-candidato para a disputa da prefeitura de São Gabriel do Oeste.

Rosmar Alves, natural de Cascavel-PR, mora em São Gabriel do Oeste desde 1981, casado com Elisana Alves, Pastor e cantor da Igreja Assembleia de Deus Missões, formado em Administração pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Pós-Graduado em Saúde Pública, pela (UFMS), atualmente é Pós-Graduando em Gestão de Igrejas e Entidades Sociais, filiado e atual presidente do Partido Progressista (PP), funcionário público desde 1996, quando assumiu o cargo de agente de saúde. Em 2000 assumiu concurso em Técnico de Saúde Pública, na função de Técnico de Enfermagem.

Foi presidente da Fundação de Saúde do município por 2 anos e três meses, foi Diretor de Departamento de Assistência à Saúde e está em seu terceiro mandato de vereador pelo Município de São Gabriel do Oeste.

Na sessão do dia (16/07), sem perder tempo, o vereador, ocupou a tribuna para também se posicionar. Após fazer uma breve análise sobre a questão salarial dos professores da rede estadual, que lutam por melhores salários e de garantir apoio à classe, deixou claro que pode fazer mais como prefeito.

Em conversa com a reportagem, ele vê três cenários possíveis para a corrida da sucessão municipal. A primeira é a candidatura natural a reeleição do prefeito Jeferson Tomazoni (PSDB), com candidatura própria e vice de outro partido. A segunda, uma chapa pura do MDB, com candidatos a prefeito e vice da sigla. E a terceira, num quadro menos provável, mas bem possível com os progressistas encabeçando a chapa com a vaga de vice preenchida por outro partido. "Em qualquer uma dessa três possibilidades, estou disposto a fazer o debate, mas sem ser intransigente", ponderou o vereador Rosmar Alves.

Rosmar disse que está disposto a buscar um espaço maior por isso a sua posição de pré-candidato a prefeito de São Gabriel do Oeste, e já esteve fez parte de um dos principais grupos políticos do município, no entanto, afirma que quer agora, ajudar a construir uma nova força política na cidade. Dizendo respeitar as contribuições feitas no passado pelos ex-prefeitos e o atual, afirma, porém, que a cidade deve seguir em frente com novos líderes políticos, quando se propõem a assumir esse papel onde a Saúde, a infraestrutura e a urbanização receberão atenção em seu mandato.

Embora não se coloque como salvador da pátria, como um ungido ou predestinado, Rosmar reconhece as dificuldades com a nova legislação eleitoral e que haverá bons nomes para disputar a Prefeitura, contudo está à disposição do seu grupo e da população que segundo ele, precisa entender e querer realmente uma nova forma de governo para representá-los ou também para apoiar outro nome ou projeto que se identifique com o sentimento de mudança almejado pelo povo são-gabrielense.

Comprometido em realizar uma administração compartilhada com a população, o parlamentar que é um dos mais atuantes da atual legislatura com mais de 15 Leis aprovadas e sancionadas ainda falou que sua postulação a Prefeitura não é “fulanizada”, pois não é movida por ódio e ou rancores, sobretudo aos principais polos políticos. “Seremos propositivos e inspirado no desejo de transformação. Queremos dialogar e sentar à mesa com todos os segmentos sociais visando encontrar o melhor caminho”, asseverou Rosmar Alves.

As declarações de Rogerio Rohr e Rosmar Alves, são as primeiras públicas já feitas nesse sentido e sinalizam que a disputa para a prefeitura deve ser uma das mais acirradas dos últimos tempos diante do cenário político que se desenhou dentro das forças municipais.

Outro vereador que recentemente se pronunciou a respeito foi Fernando Rocha (PSB), que embora não tenha pronunciado abertamente o seu interesse pelo cargo de prefeito disse que não pretendia seguir na vereança para sempre ou por muito tempo e estava dentro do mandato, preparando-se para que numa oportunidade chegar ao Poder Executivo.

O prefeito Jeferson Tomazoni também foi procurado pela reportagem para analisar as declarações dos vereadores já que ele também é pré-candidato a reeleição. Na avaliação do prefeito Jeferson, a postulação dos vereadores é totalmente democrática e importante já que cada um tem o direito e a liberdade de traçar o seu caminho e que respeita isso foi assim com ele anteriormente e será assim com eles e com os que pretendem chegar ao executivo. “Eu também estou trabalhando para ser candidato novamente e sou favorável que tem tenha interesse que construa o caminho, as alianças e se preparem pois é uma responsabilidade muito grande gerir uma cidade como a nossa”, afirmou o prefeito Jeferson Tomazoni.

Fonte: vejafolha - Victor Currales 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar