Política

Vereadora Lucia da AAVC solicita que os trabalhos da CPI da Energisa sejam realizados em Coxim

18 FEV 2020 - 10h:06 Por Valdeir Simão
Sede da Energisa em Coxim Sede da Energisa em Coxim - Foto: Valdeir Simão - Diário X

A vereadora Lucia da AAVC (PR), tem manifestado grande importância para a Comissão Parlamentar de Inquérito da Energisa, que foi instaurada no dia 12 de novembro de 2019 pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. A parlamentar foi autora de uma Moção de Apoio para a CPI e de ofícios enviados para a direção da empresa enérgica, que foram assinados por todos os vereadores de Coxim.

Lucia da AAVC relatou que a população coxinense está triplamente penalizada com a conta de energia elétrica, da seguinte forma: A primeira, pela alta exagerada e constante da conta mensal. A segunda, pelo consequente acréscimo no valor da COSIP, e a terceira, pela escuridão quase que total em que se encontra a cidade e os distritos, com o cidadão não usufruindo da iluminação pública no período noturno. 

Segundo a parlamentar, falta gestão para administrar os altos valores arrecadados pela Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (COSIP), visto que o poder Executivo deve ter muito dinheiro em caixa, pois no período de mandato do atual prefeito, a taxa de iluminação pública já rendeu para os cofres da Prefeitura de Coxim, o montante superior a 13 milhões de reais, onde somente em janeiro de 2020, o total arrecadado foi de R$ 312.687,71 correspondendo a um valor diário que ultrapassam os R$ 10 mil reais. 

Sede da Energisa em Coxim e a vereadora Lucia da AAVC Fotos: Valdeir Simão - Diário X

Ao mesmo tempo em que Lucia da AAVC acredita ser de extrema importância os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito, a vereadora tem repudiado veementemente a atuação da Energisa em Coxim, assim como também nos outros municípios de Mato Grosso do Sul e até mesmo em todos os demais Estados que a Enersul tem atuado.

Na busca de não deixar os consumidores de Coxim fora dos trabalhos da CPI da Energisa, a vereadora Lucia da AAVC cumpriu uma importante agenda em Campo Grande com o deputado estadual Felipe Orro (PSDB), solicitando que os trabalhos da CPI sejam estendidos para Coxim, visto que a população coxinense tem amargado um elevado e sucessivo aumento na conta mensal de energia elétrica.

"O que a Energisa está fazendo com a população, é de provocar medo, indignação e revolta, onde o sofrido assalariado, o aposentado, tem que escolher entre se alimentar, comprar medicamentos ou pagar a conta abusiva de energia. É preciso a mobilização e união da classe política, dos órgãos de proteção ao consumidor, da Justiça e agora da CPI da Assembleia Legislativa, para que se investiguem e apurem as graves denúncias de práticas abusivas contra os consumidores", destacou a parlamentar

A CPI da Energisa da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul,  tem o objetivo de apurar irregularidades no sistema de medição de energia elétrica e na realização de leitura de consumo de energia baseada em média de consumo por mais de três ciclos consecutivos, que acarretaram no aumento injustificado de valores na fatura de energia elétrica por unidade consumidora, comprometendo a qualidade dos serviços prestados pela Empresa Energisa em municípios de Mato Grosso do Sul a partir de dezembro de 2018.

Lucia da AAVC tem solicitado para todas as pessoas, que através das redes sociais e em contato de alguma forma com os deputados estaduais, façam a solicitação para que os trabalhos da CPI sejam intensificados e produzam os efeitos almejados e necessários, trazendo algum benefício para a população.

Para tanto, a parlamentar tem divulgado a relação dos integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito da Assembleia Legislativa, composta pelos seguintes deputados:

Presidente: Felipe Orro (PSDB)
Vice-Presidente: Barbosinha (DEM)
Relator: Capitão Contar (PSL)
Membro: Renato Câmara (MDB)
Membro: João Henrique Catan (PL)

Suplentes:

Marçal Filho (PSDB)
Márcio Fernandes (MDB)
Eduardo Rocha (MDB)
Antônio Vaz (PRB)
Evander Vendramini (PP).

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar