Política

Vereadores de Coxim mudam de partido de olho nas eleições municipais

Ao trocarem de partido, com raras exceções, os parlamentares buscam mais recursos e apoio político para as campanhas à reeleição

6 ABR 2020 - 16h:35 Por Valdeir Simão
Vereadores e suplentes que ocupam ou ocuparam a cadeira de vereador entre 2017 e 2020 Vereadores e suplentes que ocupam ou ocuparam a cadeira de vereador entre 2017 e 2020 - Imagens: Reprodução / Internet

Vereadores da Câmara Municipal de Coxim mudaram de partido durante a “janela partidária”, período no qual os parlamentares que pretendem concorrer à reeleição ou ao cargo de prefeito e vice-prefeito nas eleições municipais de 2020, mudaram de partido sem correr o risco de perder o mandato eletivo.

O prazo para troca de legenda encerrou-se no dia 3 de abril, 6 meses antes da realização das eleições municipais marcadas para 4 de outubro. O realinhamento político do parlamento coxinense demonstra nitidamente os grupos que irão disputar as eleições municipais.

Sete vereadores mudaram de partido:

- Adelson Janúncio era do PTB e foi para o PSD;

- Carlos Rezende, o Carlão, deixou o PSB e ingressou no PSD;

- Careca da Iluminação saiu do PRB e foi para o Podemos;

- Lucia da AAVC deixou o PL, antigo PR, e filiou no PSDB;

- Marquinhos Vaz saiu do PPS e assinou com o PSDB;

- Mecias Alves era do PEN e agora está no MDB;

- Ódes da Silva estava no PP e migrou para o PT.

Dos 13 vereadores, 6 permaneceram no mesmo partido:

- Abilio Vaneli (PT);

- Amoacir Alexandre, o Kelé (MDB);

- Dinalva Mourão (PSDB);

- Edmir Cândido (MDB);

- Sinval Batista (PSDB);

- Vladimir Ferreira (PT).

O vereador licenciado e secretário municipal de Saúde, Franciel Luiz de Oliveira, permanece no PSB (partido do prefeito Aluizio São José), possibilitando que o suplente da coligação, Adelson Janúncio da Silva, agora no PSD, continue atuando como vereador.

O secretário de Saúde, Franciel de Oliveira, ainda pode ser candidato a prefeito ou vice-prefeito de Coxim

Franciel Oliveira não se desincompatibilizou do cargo de secretário municipal de Saúde, impedindo-o de se candidatar à reeleição de vereador, entretanto, Franciel ainda pode ser candidato a prefeito ou vice-prefeito, pois o prazo da desincompatibilização de secretário municipal para a campanha eleitoral desses dois cargos do poder Executivo, são de apenas 4 meses antes das eleições municipais.

Vilmar Vendruscolo também ocupou por um período o mandato de vereador em Coxim, na condição de suplente, enquanto o Carlos de Oliveira Rezende foi secretário de Obras. No entanto, com o retorno do Carlão da Triângulo para a Câmara Municipal, Vilmar Vendruscolo que é do PTB, deixou de exercer o mandato legislativo. 

A Câmara Municipal de Coxim é composta de 13 vereadores

A foto de capa da matéria está composta de 15 pessoas, devido ao registro de dois suplentes que participaram da legislatura 2017 a 2020, são eles: Adelson Janúncio, que continua com a cadeira de Franciel Oliveira e Vilmar Vendruscolo que ficou por um bom tempo no lugar do Carlão da Triângulo.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar