Profissões

UFMS abre 1.500 vagas em cursos para quem fez Enem e vestibular nos últimos anos

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 29 de março de forma online

28 MAR 2021 - 14h:05 Por Redação/ Talyta Rodrigues
Vagas sobraram após convocação de aprovados em vestibular e Passe Vagas sobraram após convocação de aprovados em vestibular e Passe - Foto: Álvaro Rezende /Correio do Estado

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul abriu 1,5 mil vagas em diversos cursos de graduação por meio do processo seletivo "Quero ser UFMS 2021".

Podem participar da seleção pessoas que realizaram as provas e obtiveram pontuação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre 2015 e 2019, participaram das provas do Vestibular UFMS entre 2018 e 2021 e/ou realizaram a terceira etapa do PASSE UFMS nos anos de 2019 e/ou 2020.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 29 de março no site da UFMS, onde também está disponível o edital de seleção.

De acordo com o pró-reitor de Graduação, Cristiano Costa Argemon Vieira, as vagas disponíveis são de cursos ofertados pelo Vestibular UFMS e PASSE que não têm mais candidatos a serem chamados nas convocações regulares que estão sendo realizadas.

Dentre as 1.500 vagas, 50% são para ampla concorrência e 50% para vagas reservadas para pretos e pardos, indígenas e pessoas com deficiência.

Na hora da inscrição, o candidato deverá selecionar o município, a unidade e o curso ao qual deseja concorrer; a respectiva modalidade de concorrência (cotas ou ampla concorrência) e preencher o cadastro obrigatório. 

Será preciso também digitar o número de inscrição do Enem, Vestibular UFMS ou PASSE e o respectivo ano de realização do processo seletivo; e anexar cópias digitalizadas do RG e do CPF, conforme orientações do edital.

A pontuação dos candidatos inscritos será calculada somando a nota de cada competência do Enem ou Vestibular ou PASSE. 

Os candidatos serão classificados por curso, em ordem decrescente de pontuação.

A previsão para divulgação da classificação preliminar é 31 de março, o período de recursos será entre 31 de março e 1ª de abril e a previsão para o resultado final e convocação para matrícula é 2 de abril. 

Os selecionados terão entre 3 e 6 de abril para se matricularem e, assim que a matrícula for efetivada, poderão iniciar as aulas neste primeiro semestre de 2021.

Candidatos que ainda não foram convocados no PASSE e no Vestibular UFMS 2021, podem concorrer também no Edital Quero Ser UFMS 2021, contudo, caso sejam convocados, deverão escolher um curso para se matricular.

Glaucea Vaccari – Correio do Estado

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar