Ciência

Eclipse lunar é registrado por astrofotógrafo no Sul do Rio

Fenômeno ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua estão em perfeito alinhamento, e o planeta fica no centro. Em relação ao Sol, a Lua é ocultada pela Terra. Evento também esteve junto de outro dois fenômenos: a Superlua e a Lua de Sangue.

22 JAN 2019 - 12h:00 Por Redação/TR
Eclipse lunar é registrado por astrofotógrafo no Sul do Rio Eclipse lunar é registrado por astrofotógrafo no Sul do Rio - Foto: Leo Pires/Astrofotógrafo

O eclipse lunar da madrugada de segunda-feira (21) foi registrado por um astrofotógrafo amador em Porto Real, no Sul do Rio de Janeiro. O eclipse lunar ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua estão em perfeito alinhamento, e o planeta fica no centro. Em relação ao Sol, a Lua é ocultada pela Terra, ou seja, os raios solares não chegam até o satélite, e a sombra do planeta é projetada na Lua, que "escurece".

O fenômeno foi parecido com o de julho de 2018, mas pode ser observado por mais tempo em todas as cidades do país. O eclipse começou à 00h36. A fase da umbra – quando a sombra do Sol começa a ser observada na Lua — teve início à 01h33. Às 03h12, o satélite esteve na fase total máxima. A fase parcial seguiu até as 04h50 e tudo terminou às 05h48.

O morador Leonardo Pires, que é publicitário e astrofotógrafo amador, fotografou o eclipse total do quintal de sua casa usando um telescópio de 6 polegadas e câmera DSLR. “Sou apaixonado por astronomia, astrofísica e fotografia e levo esse hobby muito a sério. Há seis decidi não ficar apenas restrito à observação e comecei registrá-las através da fotografia”, contou.

O eclipse lunar também esteve junto de outro dois fenômenos: a Superlua e a Lua de Sangue.

A Superlua é quando a Lua está próxima de seu perigeu – ponto de sua órbita mais perto da Terra. Por isso, ela parecerá maior para quem a observa da perspectiva do nosso planeta. Já a Lua de Sangue se deve a cor avermelhada por causa de uma relação entre a proximidade da Lua com a atmosfera terrestre e os raios solares. O sol emite luzes de todas as cores, mas quando a Lua está próxima da Terra, apenas as cores de baixa frequência, como o vermelho, são refletidas da atmosfera terrestre para o nosso satélite natural, o que torna a Lua vermelha.

O próximo eclipse lunar total visível no Brasil será apenas em maio de 2022. Mas, no dia 2 julho, haverá um eclipse solar que poderá ser observado parcialmente no país. Já em 16 de julho, terá um outro eclipse lunar, só que também parcipalmente.

Eclipse lunar total do dia 21 de janeiro — Foto: Alexandre Mauro e Karina Almeira/G1

Por Lara Gilly, G1 Sul do Rio e Costa Verde

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar