Saúde

Dicas para evitar o contágio de coronavírus em postos de combustíveis

5 MAI 2020 - 17h:07 Por Paulo Ricardo
Dicas para evitar o contágio de coronavírus em postos de combustíveis Dicas para evitar o contágio de coronavírus em postos de combustíveis - Imagens: Ilustrativas

Com o impacto que o coronavírus (COVID-19) vem causando no país, é muito importante evitar se contaminar com o vírus. Porém, o serviço de revenda de combustível é considerado essencial e, por isso, não pode parar.

Os frentistas, gerente de pista e atendentes de lojas de conveniência também devem realizar medidas essenciais para evitar o contágio em postos de combustíveis, inclusive, para não levar a contaminação para os seus familiares

É essencial manter as mãos limpas, caso não tenha álcool em gel (70%) use água com sabão. Use uma roupa comum para ir trabalhar e troque para seu uniforme logo antes de iniciar seu turno. Ao finalizar o expediente, se possível tome um banho antes de ir para casa e não esqueça de trocar os calçados (a sola dos calçados também espalham o vírus).

Leia abaixo, umas dicas importantes:

Evite contato físico com clientes e colaboradores

Sabemos que o ideal é manter-se afastado ao menos 1,5 m das pessoas, porém nem sempre é possível. Por isso, busque usar luvas, principalmente ao manejar dinheiro, máquina de cartões, bomba de combustível, entre outros equipamentos. Se tiver uma maquininha com leitor de proximidade, é interessante oferecer essa opção de pagamento aos seus clientes.

Caso você lance as vendas no computador, sempre antes de iniciar o seu turno, limpe com álcool em gel o teclado e mouse

Se você é frentista ou gerente de pista, tente sempre ficar em locais arejados, respeitando a distância mínima de segurança. Em caso de precisar trabalhar em ambientes fechados, como Lojas de Conveniência, a recomendação é que a lotação da mesma seja de até 30%.

Em caso de trabalhar em escritório, organize a sala, com demais colegas de trabalho, para que cada um sente o mais longe possível e evite ficar de portas fechadas com o ar condicionado ligado.

Apenas álcool gel 70%

Não adianta tentar desinfetar seus utensílios com outros tipos de álcool, incluindo o álcool das bombas (etanol). Ele não consegue matar o vírus, é tóxico e altamente inflamável.  É imprescindível que você utilize APENAS álcool 70%.

Como evitar a contaminação do uniforme de postos de combustível?

Não adianta tomar todas as medidas acima se o seu uniforme for negligenciado. O vírus pode passar um bom tempo em suas roupas. Por isso, adote as seguintes medidas para evitar o coronavírus:

- Vista uma roupa comum para ir trabalhar e troque para seu uniforme logo antes de iniciar seu turno.

- Ao finalizar o expediente, se possível tome um banho antes de ir para casa e não esqueça de trocar os calçados (a sola dos calçados também espalham o vírus).

- Evite juntar as roupas que tiveram contato com a rua, das roupas que você e sua família utilizam em casa.

- Para lavar o uniforme e suas roupas, sempre deixe de molho e com a quantidade de sabão adequada.

- Se for possível, lave e deixe sempre seu uniforme e botas de proteção no trabalho.

O que fazer se alguém apresentar sintomas de coronavírus em postos de combustíveis?

- A primeira coisa a se fazer é manter a calma e evitar contato com a pessoa suspeita. Se sentir vontade de tossir ou espirrar, cubra sua boca com um lenço de papel e jogue-o no lixo imediatamente. Caso não tenha um, utilize seu braço para evitar que o espirro se espalhe. Nunca cubra com as mãos.

- Se você tem contato com pessoas do grupo de risco, é aconselhável utilizar máscara cirúrgica perto delas, para evitar que sejam expostas a vírus. As máscaras também devem ser usadas caso você esteja tossindo ou espirrando

- Vale lembrar que nem sempre uma tosse ou espirro é devido ao coronavírus.

Leve sempre com você álcool gel

É sempre melhor prevenir do que remediar, por isso, é recomendável que tenha sempre no seu carro álcool gel (70%).

Caso toque diretamente na mangueira de abastecimento, na bomba de combustível, ou no teclado da máquina de cartões, a recomendação é higienizar suas mãos com álcool gel

Atenção!

Se sujar muito as mãos ao calibrar os pneus, ou ao fazer alguma checagem no compartimento do motor do seu veículo, o uso do álcool gel para higienizá-las não será 100% eficaz, pois pode não eliminar completamente a sujeira e outros particulados que porventura contenham o vírus. Nesses casos, procure lavar bem as mãos com água e sabão, respeitando o tempo mínimo de 20 segundos.

Alguns cuidados na hora de pagar

Uma forma de pagar sem o uso de cartões de crédito físicos é através do celular. Para isso, confira se ele está configurado para realizar pagamentos por aproximação. Se estiver, informe ao atendente que o pagamento será feito pelo seu aparelho, que não necessita encostar na máquina de cartão. É só aproximar e pagar.

Caso realize pagamentos em dinheiro, ou cartão físico de débito e crédito, use álcool gel para limpar as mãos após pagar

- Limpe seu cartão de crédito com álcool (70%) após cada uso, seja no posto de gasolina, ou em qualquer outro estabelecimento.

- Mantenha uma distância segura de, pelo menos, um metro e meio de outra pessoa. Isso garante sua segurança, a do atendente e a do frentista, por exemplo.

- Algumas empresas distribuidoras de combustíveis contam com aplicativos de pagamento, o que pode ser uma alternativa para evitar contato.

Abastecimento de moto

No caso dos motociclistas, a velha e boa dica de segurança de descer da moto ao abastecer deve ser seguida à risca. Lembre-se sempre de manter a distância de até um metro e meio de outras pessoas.

- Seguir as mesmas recomendações sobre o pagamento, citadas anteriormente.

- Com frequência, além das mãos, higienize com álcool 70% as manoplas do guidom e manetes de freio e embreagem.

Lojas de conveniência

- Evite aglomerações no interior das lojas de conveniência. Caso perceba que ela está cheia, espere até que esvazie.

- Na fila de pagamento, para a sua segurança, respeite a distância de um metro e meio entre as pessoas.

- Após pagar, higienize suas mãos com álcool gel, ou as lave com água e sabão durante 20 segundos.

Atenção!

O etanol vendido no posto, utilizado exclusivamente para o abastecimento de veículos, NÃO pode ser usado como desinfetante. Além de não ser eficiente contra o Coronavírus, ele é tóxico e altamente inflamável.

Outras dicas importantes

Abaixo, estão alguns cuidados básicos divulgados pelo Ministério da Saúde para reduzir o risco geral de contrair, ou transmitir, infecções respiratórias agudas, incluindo, entre elas, o Coronavírus. São eles:

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

- Evitar contato próximo com pessoas doentes;

- Ficar em casa quando estiver doente;

- Cobrir boca e nariz ao tossir, ou espirrar, com um lenço de papel e jogar no lixo; e

- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Medidas de segurança e higiene nas conveniências

Com o intuito de reforçar a segurança de todos nas lojas de conveniência, podem ser adotadas uma série de medidas rigorosas no que diz respeito à circulação de pessoas e higienização, tais como:

- Controlar o fluxo de pessoas no interior da loja de conveniência, especialmente em cozinhas e banheiros, além de expor produtos em dispensersespecíficos, embalados, ou em packs para levar.

- Isolar e/ou retirar mesas e cadeiras das lojas, mantendo a comercialização de bebidas e alimentos apenas na modalidade delivery, ou consumo para viagem.

- Intensificar a limpeza de checkouts, cestinhas, freezers e geladeiras, portas, maçanetas, corrimãos e máquinas de cartão, entre outros itens de uso comum.

- Disponibilizar obrigatoriamente álcool em gel para clientes e funcionários.

- Atentar às orientações das autoridades locais, como as restrições de horário de funcionamento estabelecidas por alguns estados e municípios.

É importante destacar, ainda, que a crise provoca impactos graves na economia, abalando vários setores, inclusive o da distribuição e revenda de combustíveis.

Os chamados negócios complementares, como as lojas de conveniência, são fundamentais nesse momento para contribuir com a sustentação econômica dos postos, não permitindo que eles fechem as portas e milhares de pessoas percam seus empregos.

Fonte: adaptive.com.br e combustivellegal.com.br

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar